09/09/2021 16h47
Foto: Divulgação
O navio porta-contêineres Megamax Ever Ace fez escala na quarta-feira (8), às 19h, no porto de Hamburgo pela primeira vez com a maré alta da noite. Com capacidade para 23.992 TEU, o Ever Ace é atualmente o maior navio porta-contêineres do mundo. Com um comprimento de 400 m, uma largura de 61,5 m e um calado máximo de 16 m, o mega-portador pode acomodar 28 TEU a mais que seu antecessor “HMM Algeciras”.
A empresa de navegação taiwanesa Evergreen Marine encomendou a construção do navio no estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries por cerca de 150 milhões de dólares. Ever Ace deixou o estaleiro em 28 de julho com destino a Qingdao. Outros cinco navios desse tipo serão construídos no estaleiro.
Ever Ace se beneficia do ajuste de fairway
“É claro com a chegada do maior navio de contêineres do mundo, Ever Ace, que o porto de Hamburgo fez seu dever de casa. Especialmente com o ajuste do fairway e o alargamento da caixa de passagem, os maiores navios porta-contêineres podem fazer escala no porto de Hamburgo. Desta forma, o Porto de Hamburgo continua a ser um hub atraente na Europa”, diz Axel Mattern, diretor-executivo de Marketing do Porto de Hamburgo.
A liberação dos novos projetos pelos serviços náuticos de Hamburgo e do governo federal ocorrerá em duas etapas. Mesmo durante a primeira fase, que já está em vigor, os porta-contêineres poderão desfrutar de cerca de 50 por cento das melhorias de calado obtidas com o ajuste do fairway. Dependendo da classe de tamanho, os calados aumentarão de 0,3 a 0,9 metros. A liberação final está prevista para o final do ano.
Hóspede regular no porto de Hamburgo, Ever Ace está em serviço entre o norte da Europa e a Ásia. O navio porta-contêineres opera na rota NEU6 da Ocean-Alliance. Na Evergreen, a rota é conhecida como Serviço China-Europa-Mediterrâneo (CEM). A rotação inclui escalas em Hamburgo, Felixstowe, Rotterdam, Colombo, Tanjung Pelepas, Kaohsiung, Qingdao, Xangai, Ningbo, Taipei, Yantian, Tanjung Pelepas, Rotterdam, Felixstowe e Hamburgo.
Já em sua viagem inaugural, o Ever Ace estabeleceu um recorde para a quantidade de contêineres padrão de 20 pés (TEU) transportados em seu caminho da Ásia para a Europa. De acordo com informações da indústria de serviços Alphaliner, a embarcação transportou um total de 21.718 TEU. O Ever Ace superou assim a antiga marca do Jacques Saadé em 285 containers.