Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Mais de 480kg de resíduos são coletados na Ilha dos Frades

Ação integra mais uma edição do Paramana Nature com apoio da Fundação Baía Viva

02/11/2021 08h18

Foto: Ivan Cavas

Primeira do Nordeste a ter selo internacional Bandeira Azul, a Ilha dos Frades, mais precisamente a Praia de Tapera, foi testemunha, na segunda-feira (1º), Dia da Baía de Todos os Santos, de como um trabalho bem-feito de conscientização e fiscalização traz excelentes resultados para o meio ambiente. O local recebeu mais uma edição do Paramana Nature, que coletou pouco mais de 428 kg de resíduos sólidos do mar. O número ainda pode parecer alto, mas não em comparação às duas primeiras edições, na Praia da Gamboa e em Barra Grande, que somaram quatro toneladas de resíduos. 

"O ideal seria se a coleta fosse zero, mas sabemos que existe um caminho a ser percorrido. Essa quantidade menor de resíduos já é um bom sinal do que estamos realizando, em parceria com a Prefeitura de Salvador. O que nos cabe é continuar promovendo ações como essa para que as pessoas se conscientizem", reflete Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva.

Além de ficar responsável pela limpeza e manejo do que foi coletado, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) teve um estande na praia em parceria com o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez). No local, foram expostas espécies que habitam a região marítima, com distribuição de sacolas biodegradáveis.

“Diariamente, nossos agentes retiram resíduos descartados de forma irregular. Se não coletados, acabam indo para os oceanos, afetando a fauna e a flora marinha. Iniciativas como essa possibilitam a sensibilização cada vez maior das pessoas, alertando sobre a necessidade de cuidar do ambiente”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

“A possibilidade de seguirmos com esse trabalho, feito em parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada, é real. Esse é um trabalho que começa, vai ter sustentabilidade e não tem fim. O importante é cada um fazer sua parte", comentou a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos. O Paramana Nature contou ainda com apoio da Fundação Baía Viva, BF Serviços Ambientais e XP Investimentos.