Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Mais de 50% das mães são as principais provedoras do lar

Levantamento da Provu mostra que 71% afirmam estar sobrecarregadas

16/05/2023 08h22

Foto: Divulgação 

Já parou para pensar nos principais desafios de quem é mãe? Além de criar os filhos, muitas delas são responsáveis por tantas outras funções, como o trabalho, dentro e fora de casa, e as finanças. De acordo com pesquisa feita pela Provu, fintech de crédito pessoal, 51% das mães são as principais provedoras financeiras do lar, ao passo que 57% são as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e cuidados com os filhos -- e dessas, 71% afirmam estar sobrecarregadas.

O levantamento identificou ainda uma parcela alta de mulheres (47,6%) sendo as principais provedoras financeiras dos seus filhos, enquanto 32,7% das respondentes disseram que essa divisão é igual entre os pais, e apenas 16,8% delas declararam ser o pai o principal responsável financeiro dos filhos. Somente 2,8% disseram que outros membros da família assumem essa função, incluindo avós e tios.

Ainda segundo o levantamento, 52,9% dessas mães acham que as demandas que assumem prejudicam a organização da sua vida financeira, e 58% delas atribuem esse prejuízo às suas responsabilidades que demandam mais dinheiro do que ganham.

Apesar disso, 82% das mães conversam sobre dinheiro com os filhos, provando que, apesar dos desafios do dia a dia, elas estão buscando tempo para falar sobre finanças com os filhos.

Sobre o perfil das mães respondentes, a maioria tem entre 36 a 45 anos (39,3%) e possuem ensino médio completo (32,7%) e 83% exercem algum tipo de atividade remunerada.