Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Márcio França assume Ministério de Portos e Aeroportos

Ele sugeriu rebatizar o Porto de Santos para Porto de Santos Pelé

03/01/2023 07h02

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

O novo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que assumiu na segunda-feira (2) o comando da pasta, disse que vai atuar na administração de 35 portos públicos, mais de 200 terminais privados, além da fiscalização de aeroportos, aeródromos e helipontos.

“Essa imensa logística é fundamental para a economia do país, mas tamanha riqueza e possibilidades se justificam, principalmente, se gerarem empregos e qualidade de vida para a população”, afirmou.

França também destacou a importância do setor e disse que 90% do comércio exterior brasileiro passa pelos portos.

Ao citar que o Porto de Santos responde por quase 30% da movimentação de cargas, o ministro defendeu que o terminal seja batizado com o nome de Pelé, que será sepultado nesta terça-feira (3). O rei do futebol Pelé morreu no último dia 29. Ele jogou no Santos Futebol Clube de 1956 a 1974.

“Se depender da nossa vontade, o Porto de Santos será Porto de Santos Pelé. Para as pessoas sempre lembrarem”, disse.

Diálogo

França também declarou que sua gestão terá diálogo com categorias de trabalhadores de portos e aeroportos. “Os portos só existem e os aeroportos também porque os trabalhadores estão lá, todos os dias a cumprir suas missões. É muito importante que eles façam isso e que se sintam prestigiados˜, concluiu.

Márcio França foi vice-governador de São Paulo na gestão de Alckmin (2014) e também atuou como secretário de desenvolvimento do estado.