Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Matisa lança assistência técnica virtual para ferrovias

Dependendo da situação pode resolver na mesma hora, sem a necessidade de deslocamento do técnico até o local, diz Bonella

21/07/2021 17h40

Foto: Ricardo Botelho - MInfra

A Matisa, fabricante suíça de equipamentos de grande porte para manutenção ferroviária, começou a oferecer este ano um serviço de assistência técnica remota para seus clientes. “Com a pandemia, o deslocamento dos nossos técnicos ficou mais difícil, mas a operação ferroviária não parou, a demanda continua. O atendimento on-line via videoconferência foi a maneira que encontramos de continuar assistindo nossos clientes, de maneira rápida e eficiente”, explica Bruno Bonella, diretor da filial da Matisa no Brasil.

Ele diz que o novo serviço de assistência técnica virtual está disponível para ser incluído nos contratos de manutenção que a empresa tem com seus clientes. No Brasil, as máquinas da Matisa estão presentes na Vale e em algumas construtoras especializadas em ferrovia, como Somafel e SST Engenharia. Já foram locadas no passado equipamentos para outras empreiteiras (Terraço, Comsa e Spavias).

Para realizar a videoconferência, basta agendar um horário com o técnico da Matisa e através de um tablet ou celular filmar os componentes avariados para receber as dicas e a ajuda dos especialistas. Bonella ressalta as vantagens da assistência virtual: “São menos onerosas e mais rápidas em termos de solução do problema. Dependendo da situação pode resolver na mesma hora, sem a necessidade de deslocamento do técnico até o local”.

Fonte: Revista Ferroviária