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Economia

Mercado de franquias cresce 11,4% no 3º trimestre

Alimentação - Food Service registrou a maior alta de 17,5%, de acordo com pesquisa da ABF

29/11/2023 10h09

Foto: Ilustrativa

O mercado de franquias brasileiro registrou uma alta de 11,4% no terceiro trimestre de 2023. Dados da pesquisa trimestral de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o faturamento do setor passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões na comparação com o mesmo período do ano anterior.

No acumulado de doze meses, a pesquisa da ABF indica que houve um avanço de 13,3% na receita, que saltou de R$ 204,351 bilhões para R$ 231,584 bilhões. Entre janeiro e setembro de 2023, a receita avançou 13,6%, chegando a R$ 167,784 bilhões.

De acordo com o presidente da ABF Tom Moreira Leite, os resultados do trimestre mostram que o setor superou a fase de recuperação pós-pandemia e agora foca na expansão de seus negócios.

"Agora as regras são outras: vendas híbridas, uso mais intensivo de tecnologia, atenção a novos mercados e até operações de fusões e aquisições", diz o executivo.

Moreira Leite também destaca que, em outros estudos, a ABF também identificou a força de mercados onde o agronegócio é muito presente, além da expansão do setor em cidades do interior, principalmente do Estado de São Paulo.

O estudo mostra que todos os segmentos do franchising cresceram entre julho e setembro de 2023. O segmento com maior crescimento foi Alimentação - Food Service, com alta de 17,5% na receita.

Entre os fatores principais que explicam este desempenho do segmento estão: aumento no número de marcas e unidades; incremento no faturamento médio por operação; retorno do trabalho presencial e de hábitos sociais interrompidos pela pandemia; lançamento de produtos; reformulação e melhorias do cardápio e portfólio.

Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou a segunda maior alta do setor, com receita 13,7% maior na comparação entre os meses pesquisados. O segmento registrou aumento na quantidade de redes, operações e um expressivo crescimento do faturamento médio por unidade. Além disso, ele continuou se beneficiando dos cuidados das pessoas com sua saúde, com destaque para as óticas, cuidados estéticos e fitness.

O segmento de Entretenimento e Lazer apresentou o terceiro melhor desempenho, com um índice de crescimento de 12,4%. Um dos mais atingidos pela pandemia, o segmento reportou forte desempenho comercial dos últimos 12 meses, originado da melhora do marketing e de investimentos dos franqueados. Também houve a entrada de empresas novas na parte de eventos e também voltadas ao público infantil e adolescente.

Alimentação – Comercialização e Distribuição, segmento que inclui, por exemplo, supermercados, chocolaterias e lojas de conveniência, ficou em quarto lugar, com 11,8% de alta, tendo como principais razões para o bom desempenho fatores econômicos e de mercado e um maior engajamento nas lojas físicas.

O segmento de Serviços e Outros Negócios registrou crescimento de 11,8% no período. O segmento que emprega o maior número de trabalhadores no País se destacou pela maior demanda por serviços nesse período.

“O crescimento de todos os segmentos do franchising, como vem ocorrendo nos trimestres anteriores, reafirma a consolidação do crescimento do setor, com os planos de expansão das redes colocados em prática, apoiadas por sinais positivos no ambiente econômico e a disposição do brasileiro em empreender”, afirma Moreira Leite.

Fonte: Exame