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Logística

Mercado Pago lança app que substitui maquininha de pagamentos

O serviço denominado “Point Tap” recebe pagamentos por meio de aproximação dos cartões dos consumidores

13/04/2023 07h03

Foto: Divulgação 

O Mercado Pago anunciou o lançamento de uma ferramenta para celular que substitui a maquininha física de paramento. Denominada "Point Rap", o serviço recebe pagamentos por meio de aproximação dos cartões dos consumidores, com necessidade de senha para transações acima de 200 reais. Ainda assim, o Mercado Pago continuará a vender as maquininhas físicas.

“Estamos fazendo alguns testes de taxas, ainda não publicamos a taxa”, disse Tulio Oliveira, vice-presidente sênior, em evento para anúncio de novos produtos e elevação da integração com o Mercado Livre, em São Paulo. “A proposta é liberar o dinheiro na hora. Já vem com antecipação dentro do processamento”, acrescentou.

O serviço está disponível inicialmente apenas para aparelhos com sistema Android.

O Mercado Livre no final do ano passado pediu a investigação da Apple – que foi acatada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – por restrições em aplicativos impostas pela gigante norte-americana sobre ofertas de serviços digitais e pagamentos. A Apple tem o sistema iOS, concorrente do Android.

Segundo Oliveira, o público-alvo é parecido com o das atuais maquininhas físicas do Mercado Pago. “A solução (digital) é melhor, porque nosso cliente já tem o celular”, disse.

A segurança é moldada em um sistema de criptografia, que, disse o Mercado Pago, oferece “a mesma segurança de uma operação com chip EMV – padrão para pagamentos eletrônicos seguros de débito e crédito em todo o mundo”, segundo comunicado da companhia à imprensa.

Veículos

O Mercado Pago ainda anunciou a possibilidade de financiamento de veículos comprados no Mercado Livre, mas apenas para clientes pré-aprovados, um reaceleração na liberação de crédito, e o efetivo lançamento de três fundos de investimentos.

Os serviços, segundo Oliveira, têm em comum o objetivo de integrar Mercado Livre e Mercado Pago na percepção dos clientes – a empresa lançou um nova campanha comercial que junta as cores das duas linhas de negócios em suas vans e aviões de entrega de encomendas.

Questionada se o movimento pode significar o início de um ciclo onde o Mercado Pago pode passar a ser o principal negócio da companhia, Pethra Ferraz, vice-presidente de marketing do Mercado Pago para a América Latina negou e disse que “se Mercado Pago vai ser maior ou menor, isso vem da maturidade da evolução do nosso negócio”.

No quarto trimestre, o negócio de comércio eletrônico do Mercado Livre teve receita líquida de 1,7 bilhão de dólares, enquanto a operação da fintech gerou 1,3 bilhão de dólares, uma diferença que vem se encurtando ao longo dos anos.

Fonte: Reuters