20/08/2024 14h20
Foto: CBTU - Divulgação
O Metrô do Recife não vai funcionar aos domingos, por tempo indeterminado. A suspensão da operação começará no dia 25 de agosto, por causa do início das obras de manutenção corretiva nas linhas Centro e Sul, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
"A paralisação aos domingos se faz necessária devido à complexidade do serviço, pois a janela noturna de manutenção (da 0h às 4h) é muito curta para que a manutenção seja realizada em sua totalidade", afirmou a CBTU, em nota divulgada nesta segunda-feira (19).
Ainda no comunicado, a CBTU informou que: A manutenção será realizada na via e em outros sistemas das linhas eletrificadas do Metrô do Recife; buscou minimizar o impacto desses serviços com a suspensão da operação comercial aos domingos, que é "um dia de fluxo reduzido de pessoas no sistema"; mantém o compromisso de prestar um serviço com confiabilidade e qualidade para os passageiros.
O Metrô do Recife tem 36 estações de trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), além das interligações a terminais de ônibus. Os problemas no sistema metroviário são recorrentes e vão desde falhas nas redes elétricas até explosões em geradores e rompimento de fios.
Composta de 12 estações, a Linha Sul vai da Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, até a Estação Central do Recife. Já a Linha Centro tem 18 estações em dois ramais (Camaragibe e Jaboatão), indo até a Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana.
Investimentos do governo federal
A CBTU informou que essa manutenção não é um das intervenções que serão realizadas com o investimento de R$ 136 milhões na recuperação do Metrô do Recife, anunciado pelo ministro da Cidades, Jader Filho, no dia 2 de julho.
Essa verba, que será liberada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Sustentáveis e Resilientes, vai ser usada para os seguintes serviços: Modernização de três subestações de energia; substituição de 9,5 quilômetros de rede aérea; aquisição de três máquinas especiais para manutenção de via; requalificação dos subsistemas de segurança e refrigeração dos trens da frota e de dez motores de tração e 30 truques de VLTs; melhoria das cobertas de quatro estações da Linha Centro; e modernização do sistema de sonorização das estações.
Fonte: g1