Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Mina Santa Rita retoma operações em Itagibá (BA)

A Atlantic Nickel planeja produzir de cerca de 120 mil toneladas até dezembro de 2020

01/02/2020 10h59

Evento marcou oficialmente a retomada de operações da Mina Santa Rita - Foto: Divulgação

A Atlantic Nickel (antiga Mirabela) reiniciou as operações da Mina Santa Rita, localizada no município de Itagibá (BA). A extração e a produção do níquel sulfetado estavam paralisadas desde abril de 2016, devido à queda no valor do níquel sulfetado no mercado internacional.

A mineradora foi adquirida pelo fundo de investimentos Appian Brazil em agosto de 2018 e, desde então, passou por um processo de manutenção e reforma de suas estruturas para que pudesse voltar a operar. As obras duraram cerca de um ano em um esforço concentrado que permitiu a retomada das atividades antes do prazo estipulado. A empresa planeja atingir a capacidade nominal de produção de cerca de 120 mil toneladas até dezembro de 2020.

A direção da Atlantic Nickel espera avançar ainda mais na produtividade da mineradora. “Nossa meta ficará ainda mais desafiadora. Este ano vamos produzir mais de 100 mil toneladas de produto. Vamos fazer, no mínimo, 11 embarques. Tudo com as melhores práticas operacionais, de segurança e socioambientais”, afirma Paulo Castellari, CEO da Appian Brazil e presidente da Atlantic Nickel.

Para o diretor de Relações com Associados e Municípios Mineradores do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Alexandre Mello, este é um belo exemplo de projeto economicamente viável e socioambiental. “Além disso, esta retomada leva otimismo à economia regional, em especial para os municípios de Itagibá e Ipiaú. Essa atividade vai proporcionar para os moradores daquela região uma maior perspectiva de geração de renda e, consequentemente, maior qualidade de vida”, analisa.

Primeira venda de concentrados de níquel

O embarque, de 10.000 toneladas, está programado para acontecer pelo Porto de Ilhéus, no mês de fevereiro. A venda do minério foi acertada com a Trafigura, considerada uma das maiores tradings de metais do mundo. Pelo contrato firmado, parte da produção anual da Atlantic Nickel será destinada para a trading em um acordo de longo prazo.

Adicionalmente, a Trafigura irá oferecer um financiamento de US$ 40,8 milhões de dólares para a empresa. Dessa forma, a Atlantic Nickel garante os recursos necessários para alavancar suas operações na mina de Santa Rita.