Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Minas Gerais ganha primeira loja sustentável da Oakberry

Com logística reversa e solução da Fuplastic, cerca de 3500 baldes de açaí foram ressignificados em 1000 blocos modulares

03/09/2024 08h52

Foto: Oakberry - Divulgação

Sustentabilidade, preservação e conscientização. Estes são os conceitos compartilhados pelo hub da superfood Oakberry e Fuplastic - indústria 100% brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção. O resultado da parceria é a primeira loja sustentável da marca mundial de açaí, em Minas Gerais, mais especificamente em Uberlândia, inaugurada recentemente no Cajubá Country Club.

Com a aplicação de logística reversa, cerca de 3500 baldes de açaí doados pelos franqueados deram origem a 1000 blocos modulares de plástico reciclado – semelhantes ao brinquedo de encaixar - para a construção da loja com mais de 8m². Isso representa 500 quilos de plástico ressignificados e reinseridos na cadeia da economia circular. 

“Estamos entusiasmados com a entrega de Minas Gerais, que reforça nossa missão de promover práticas de construção sustentável. Juntos, vamos redefinir o futuro da construção, unindo inovação e responsabilidade ambiental para criar projetos que respeitem o planeta e beneficiem a sociedade”, afirma Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.

Blocos sustentáveis e ressignificados

O “tijolo verde” da Fuplastic é fabricado a partir de reciclagem do polipropileno, um polímero termoplástico produzido com a polimerização do gás propileno ou propeno, que pode ser facilmente moldado quando submetido às altas temperaturas. Esse termoplástico é aproveitado de brinquedos, cadeiras, copos e peças automotivas, por exemplo - ou de embalagens, como os potes de açaí da Oakberry - que são separados, limpos e transformados em novos materiais sem que o desempenho e qualidade sejam prejudicados.

Enquanto obras feitas de alvenaria, em geral, demoram muito, demandam mão de obra local, dependem de logística de matéria-prima e pouco ou nada contribuem para o meio ambiente, as construções modulares oferecem muitos benefícios: têm o plástico reciclado como matéria-prima, são leves, super-resistentes, de fácil transporte, a instalação em um dia, projeto plug & play com produto pronto, de rápida implementação, construção off-site, antipichação e 100% sustentável. Além disso, tem eficiência termoacústica.

Com material diferenciado e solução construtiva para edificações seguras e sustentáveis, a Fuplastic incentiva uma nova forma versátil e moderna de construir, que estimula grandes empresas a praticarem importantes mudanças para a conservação do meio ambiente.