Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Mini Corolla: Toyota registra o novo Yaris no Brasil

Sedã cresce e fica com visual mais agressivo para combater Honda City

25/01/2023 14h05

Foto: Divulgação 

Já não é de hoje que o presente e futuro do Toyota Yaris vem sendo discutido pela imprensa. O modelo que chegou no Brasil em 2018 e passou por um facelift no passado, já recebeu uma nova geração na Ásia, e após rumores de que sairia de linha, o sedan de entrada da marca teve um novo modelo registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O modelo registrado é a nova geração do Yaris, apresentado na Tailândia em agosto do  ano passado e que já é comercializado no Peru e inclusive também foi registrado na Argentina.

O sedan traz inspirações visuais do Corolla e do Camry e seu desenho é marcado por vincos e recortes, principalmente ao redor da grade dianteira e nos faróis mais afilados. Na traseira, a linha de design com lanternas retangulares que invadem a lateral, dá um ar de mais agressividade ao sedan, que é maior que o modelo vendido atualmente.

São 4.42 metros de comprimento, 1.74 de largura e 1.48 de altura e 2.62 m de distância entre-eixos, números similares aos do principal rival no mercado brasileiro, o Honda City. O Toyota é construído a partir da plataforma DNGA, projetada para ser mais econômica que a TNGA (que é utilizada no Corolla e Corolla Cross).

É importante ressaltar que a Toyota planeja produzir modelos derivados dessa plataforma no Brasil. Originalmente, a plataforma é criada para modelos da Daihatsu, marca da Toyota encarregada de criar modelos de baixo custo no mercado asiático.

Recentemente o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas se encontrou com Gil Pratt, CEO do Toyota Research Institute, para discutir os efeitos da reforma tributária que pode acontecer em São Paulo e aumentar a produção de veículos com tecnologia híbrida no Brasil, e vale lembrar que a plataforma DNGA permite veículos com essa motorização.

Na Ásia, dependendo do mercado, o Yaris conta com motores 1.2, 1.3 e até mesmo 1.5 aspirados, que entregam 94, 98 e 106 cv de potência, com opções de câmbio CVT de 7 marchas simuladas ou manual de 5 velocidades. 

A Toyota planeja um eletrificado mais barato que o Corolla, isso é fato. O Yaris pode ser uma opção, embora os rumores mais recentes apontam para que um SUV compacto ocupe essa vaga.

Entretanto, não é simples lançar um novo modelo híbrido. A fabricante precisa se atentar ao preço, para que ele se mantenha competitivo. No caso do Yaris sedan, ele não poderia ficar com preço próximo ao do Corolla, que hoje parte de R$ 180.990.

No site da marca, o Yaris atual topo de linha é comercializado por R$ 120.190, e produzir um carro híbrido é suscetível à variação nos preços dos componentes utilizados para a produção das baterias como lítio e cobalto, que são minerais caros.

Fonte: iG Carros