18/05/2021 08h45
Foto: Portos do Paraná - Divulgação
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinam nesta terça-feira (18), às 10 horas, o contrato de concessão com a Ascensus Gestão e Participações, para a exploração da área PAR12 no Porto de Paranaguá. Também vão participar do evento, que será transmitido no canal do YouTube do MInfra, Natália Marcassa, secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério; Martha Seillier, secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI); Sandro Alex, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística; e Luiz Fernando Garcia da Silva, diretor-presidente da Portos do Paraná.
A expectativa que é o novo arrendamento gere novos empregos, oportunidades e investimentos no Litoral e no Estado. A área foi arrematada em dezembro do ano passado por R$ 25 milhões, com a obrigação de fazer investimentos de R$ 22 milhões ao longo de 25 anos, além de pagamentos ordinários mensais pela ocupação.
A área do PAR12 tem 74,1 mil metros quadrados de área e capacidade estática para 4 mil veículos e armazenagem anual de 120 mil veículos. É caracterizada como greenfield, um “terreno limpo”, não possuindo melhorias representativas ou bens reversíveis. Ela está localizada na retaguarda do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), em área adjacente ao terminal arrendado à Volkswagen. A nova construção deve atender as montadoras instaladas no Paraná.
Nesse local serão implantados os equipamentos e edificações a serem utilizados na movimentação e armazenagem de cargas Roll-on/Roll-off (automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas). Ao fim dos 25 anos de contrato, o que foi investido ficará com o Porto de Paranaguá.
As cargas Roll-on/Roll-of são caracterizadas por embarcar e desembarcar nos navios pelos seus próprios meios, sem necessitar de equipamentos para carregamento. Nesta modalidade, a demanda estimada em Paranaguá vai de 287 mil a 461 mil veículos/ano entre 2021 e 2045. Através da ponderação dos tempos médios de estadia pela proporção de fluxo de exportações e importações, calcula-se que o aproveitamento de pátio do PAR12 seja de 84%.
RO-RO
No Brasil, a movimentação portuária de cargas Ro-Ro é classificada no perfil de carga geral. Em 2016, as movimentações brasileiras de longo curso ocorreram tanto no sentido de exportação quanto no de importação, totalizando 1,1 milhão de tonelada, devendo chegar a 3,3 milhões em 2060.
No Porto de Paranaguá, as embarcações do tipo Ro-Ro utilizam principalmente duas estruturas de acostagem, Berço 215 e o Berço 216. Juntos, eles foram responsáveis por 76% da movimentação de veículos nos últimos anos.