Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Ministro Lupi anuncia pente-fino em 800 mil benefícios do INSS

A revisão deve atingir apenas os benefícios temporários, como o auxílio-doença

06/07/2024 09h13

Foto: Divulgação

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai realizar um “pente-fino” em mais de 800 mil benefícios temporários em agosto. O anúncio aconteceu durante a cerimônia que marcou os 34 anos do INSS, na sede do órgão em Brasília, na sexta-feira (5).

Segundo Lupi, a auditoria, segundo a lei, deveria acontecer a cada dois anos, mas não ocorre desde 2018. A revisão deve atingir apenas os benefícios temporários, como o auxílio-doença, mas não o Benefício de Prestação Continuada (BPC), gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

"Todo mundo que tem mais de dois anos de benefício temporário tem a necessidade de fazer um novo exame para saber se ele continua tendo direito. Isso já está sendo organizado e vai atingir em torno de 800 mil pessoas, um pouquinho mais, um pouquinho menos, que poderão ter que fazer uma nova perícia para confirmar o nosso benefício."

"Estamos começando um sistema de triagem, de apuração, de possíveis irregularidades para corrigir rumos”, reforçou. O ministro alertou, porém, que não é necessário correr para as agências do órgão já que a primeira validação será com os dados dos cadastros públicos, como, por exemplo, o beneficiário do auxílio-doença que voltou a constar no cadastro de empregados, ou seja, que teve a carteira assinada, mas continuou a receber o auxílio.

Os segurados que apresentarem qualquer inconsistência no cadastro serão gradativamente chamados, para, então, realizar uma nova perícia médica ou apresentar documentação, explicou Lupi.

Fonte: Correio Brasilienza