20/01/2023 13h52
Foto: Lucio Barbosa
Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (20), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, descartou a privatização da autoridade portuária do Porto de Santos, antigo objetivo do ex-ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“Quando a gente fala em privatizar o Porto de Santos, o que o governador Tarcísio pretendia, que era a orientação dada pelo Paulo Guedes e Bolsonaro, era a venda da autoridade portuária. Mas esse modelo só existe em um único país, a Austrália, e mostrou muitas dificuldades”, disse França.
Segundo o ministro, “não há problema” em haver cooperação pública e privada na administração de portos e aeroportos, caso as concessões sejam feitas em setores específicos.
“A autoridade portuária não será privatizada, mas, no Porto de Santos, só a autoridade portuária que é pública hoje, todos os outros terminais são privados praticamente. O que estamos estudando, e é possível que aconteça, é ter outros serviços que podem ser privatizados, como a dragagem, a sinalização. É possível ter essas coisas privadas, pois isso já existe no resto do mundo”, declarou França.
Por fim, o ministro de Portos e Aeroportos ressaltou que os maiores portos do mundo são atualmente administrados pelo Estado, e comparou a privatização da autoridade portuária de Santos com a da Polícia Federal.
“Um assunto tão estratégico de soberania nacional é muito difícil imaginar uma forma de privatizar, é como se estivesse privatizando a Polícia Federal ou a Polícia Rodoviária”, disse.
Movimentação de cargas
O Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga em 2022, montante 10,5% superior a melhor marca anterior, registrada em 2021. Os embarques chegaram a 118,7 milhões de toneladas e os desembarques totalizaram 43,7 milhões de toneladas.
Comparado há 4 anos, o aumento na movimentação foi de 22%, considerando o montante de 133,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, o que representa um crescimento médio anual de 5,1%.
Na movimentação de contêineres, o Porto de Santos também bateu seu recorde, movimentando 5 milhões de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) em 2022, um aumento de 3,2% em relação ao ano anterior, e de 21% na comparação com 2018.
“O porto está chegando perto de sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEU/ano. Dessa forma, por meio do último Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), aprovado em 2020, a SPA [Autoridade Portuária de Santos] realizou cinco leilões e endereçou mais 6 projetos para atender as demandas do porto”, destacou a administradora, em nota.
Segundo a SPA, entre os projetos previstos está o novo terminal de contêineres STS 10, que aumentará a capacidade em 2,3 milhões TEU/ano.