12/05/2023 07h52
Foto: Divulgação
A Mitsubishi está em uma fase complexa. Desde que passou a integrar a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a marca ainda não apresentou nenhum novo produto global. No entanto, nesta semana, a fabricante mostrou teasers de alguns veículos que chegarão ainda em 2023.
Eles não são novidade, mas a data de lançamento, sim. Apesar de não haver confirmação de ordem de lançamento, os modelos exibidos são os novos Mitsubishi Colt, ASX e L200 Triton, além de SUV compacto. Além disso, há ainda mais dois destinados ao mercado asiático: o SUV de sete lugares Xpander, que ganhará versão híbrida e o novo Delica, um Kei Car para o Japão.
A L200 Triton, é o modelo que aparece com camuflagem mais pesada, e, segundo informações vindas da Ásia, a nova geração deve servir de base para o desenvolvimento da próxima Nissan Frontier. Até o momento, não foram confirmadas motorizações, mas propulsores a gasolina e a diesel devem estar disponíveis; e quando a picape chegar ao Brasil, deverá receber uma versão flex.
O novo Colt será baseado na atual geração do Renault Clio e será oficialmente revelado no dia 8 de junho. Na Europa, o Clio é oferecido com motores a gasolina, diesel e há, inclusive, uma variante híbrida leve que entrega 143 cv de potência e 15 kgfm de torque.
Outra novidade é um SUV baseado no conceito XFC, exibido ainda em 2022, mas que, finalmente, ganhará uma versão de produção. Segundo o cronograma, esse modelo contará apenas com motores, exclusivamente, a combustão.
Esses lançamentos são o começo do plano “Challenge 2025” que promete 16 novos veículos até 2025. Entre essas novidades, estarão um utilitário baseado na nova L200/Triton e um SUV com três fileiras de assentos, todos com opções apenas a combustão.
De eletrificados, o programa promete além do ASX e Colt, a Xpander, um SUV de cinco lugares e mais dois veículos inéditos, um criado em parceria com a Renault e outro com a Nissan, mas só devem chegar em meados de 2025, e muito provavelmente, 100% elétricos.
Pensando no Brasil, a nova geração da L200 deve ser oferecida em algum momento, mas o facelift da atual geração chegou somente em 2020, e ainda tem alguns anos de mercado antes de pedir uma nova geração.
O Colt pode ser uma opção de modelo mais em conta que o Eclipse Cross, que atualmente parte de R$ 195.990, mas sua produção acontecerá na Eslovênia e na Turquia, o que dificultaria sua importação.
Utilizar as fábricas da Renault e Nissan no Brasil poderia ser uma opção, mas vale lembrar que a Mitsubishi no Brasil é representada pela HPE Automotores, que possui fábrica em Catalão, Goiás, e produz a L200.
Fonte: iG Carros