Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades

08/01/2020 15h01

Porto de Aratu-Candeias (Ba)

A ANTAQ realizará audiência presencial no dia 17 de janeiro, às 10h, no auditório da sede da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), em Salvador. A audiência presencial faz parte das consultas públicas nos 16 e 17/2019, que têm como objetivo coletar contribuições para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos as licitações para os arrendamentos de dois terminais portuários localizados no Porto Organizado de Aratu-Candeias (BA). Um será destinado à movimentação e armazenagem de graneis sólidos minerais, denominado ATU12, e o outro à movimentação e armazenagem de granéis sólidos vegetais, denominado ATU18.

 

Leilões

O Ministério de Infraestrutura pretende leiloar em 2020 nove terminais portuários com investimentos previstos de R$ 900 mi. Já os estados do Amazonas e do Pará receberão, juntos, 8 Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte

 

Inflação

Economistas ouvidos pelo Banco Central preveem que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial no país, deve ficar em 3,6% ao final de 2020, segundo o primeiro Boletim Focus do ano divulgado hoje. Na semana passada, a previsão era de 3,61%. Para o PIB (Produto Interno Bruto), a estimativa de crescimento permaneceu em 2,3% para 2020. A perspectiva para o dólar caiu e a da taxa básica de juros (Selic) foi mantida.

 

Carro novos

Em 2020, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estima que o setor registre um aumento de 9,4% na venda de veículos novos. A projeção é de que 3,05 milhões de unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus sejam licenciados. No ano passado, o volume foi de 2,79 milhões.

 

 

Embraer

Até o dia 20 deste mês, os funcionários das unidades da Embraer no Brasil estão de férias coletivas. Segundo a empresa, nesse período, será implementada a separação interna dos negócios de aviação comercial das demais atividades, como parte do processo de fusão com a norte-americana Boeing, iniciado em 2018.

 

Tecon Rio Grande

O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres da Wilson Sons bateu o seu maior índice de produtividade de 2019 em dezembro, atingindo o marco de 72 contêineres movimentados pelo mesmo guindaste em uma hora. A operação, realizada como o navio CMA CGM Rio Grande, durou quase 14 horas e movimentou 1.516 contêineres. 

 

 

CURIOSIDADES

 

  • O maior aeroporto do mundo está localizado em Atlanta nos Estados Unidos: é o Aeroporto Hartsfield-Jackson. Pelo menos 103 milhões de pessoas transitam por ali, anualmente. As cinco pistas de pouso e decolagem, atendem diariamente, dois mil e quinhentos voos com um fluxo de 250 mil pessoas em trânsito nas suas instalações.

 

  • Na China, estão instalados o segundo e nono aeroportos mais movimentados do planeta. O Aeroporto de Pequim ocupa o segundo lugar, recebendo por ano 95 milhões de passageiros. Xangai é a segunda maior cidade da China e também tem o segundo maior aeroporto do país, mas, na posição mundial ocupa o nono lugar entre os dez mais movimentados. Na cidade chinesa, 70 milhões de pessoas passam durante o ano e garantem mais uma posição para o país na lista dos melhores aeroportos do mundo.

 

  • Em terceiro lugar entre os maiores do mundo fica o Aeroporto de Dubai, cidade que tem atraído um número maior de turistas a cada dia que passa. Cerca de  88 milhões de pessoas anualmente passam na mais rica cidade do mundo.

 

  • Na lista dos maiores, fica em quarto lugar o Aeroporto Internacional de Tóquio (Japão), que, com 85 milhões de passageiros em trânsito por ano, se transforma num constante ponto de chegada e partida dos japoneses e dos turistas que visitam aquele país.

 

  • No quinto lugar da lista 5 da lista, está o Aeroporto Internacional de Los Angeles, com 84 milhões de pessoas anualmente. A sexta posição é ocupada pelo Aeroporto Internacional de Chicago, também nos EUA, e tem função semelhante ao de Los Angeles, face ao grande número de voos em conexão para as demais regiões da América do Norte. Há épocas atrás já foi o aeroporto mais movimentado do mundo.

 

  • Cruzando o Oceano Atlântico e indo diretamente à terra da Rainha Mãe está localizado o Aeroporto Internacional de Londres Heathrow que recebe 78 milhões de passageiros anualmente, sendo o maior o mais importante da Inglaterra e o maior de toda a Europa.

 

  • O oitavo maior aeroporto do mundo fica em Hong Kong, que recebe 72 milhões de passageiros em seu aeroporto principal. O décimo maior aeroporto do mundo está na cidade luz, Paris, o Aeroporto Charles-de-Guaulle, recebendo 69 milhões de passageiros por ano.