Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Modelos Volkswagen são os mais vendidos terceiro trimestre

Análise promovida pelo Data OLX Autos revela o que os consumidores compraram

30/10/2023 11h25

Foto: Divulgação 

O brasileiro é apaixonado e exigente quando o assunto é automóvel. E essas predileções foram atualizadas e reavaliadas a partir da análise setorial do terceiro trimestre, promovida pelo Data OLX Autos, e divulgada durante a edição 2023 do Conecta Autos. Se o Gol segue liderando o comércio de usados, a Toyota segue ganhando cada vez mais terreno nas buscas dos consumidores.

"Sabemos que os brasileiros têm um relacionamento especial com seus carros, e a análise setorial do Data OLX Autos destaca claramente as tendências em evolução em suas preferências. Estamos atentos a essas mudanças para continuar monitorando nossos parceiros de insights estratégicos para que tomem as melhores decisões de negócio", afirma Flávio Passos, VP Comercial de Autos da OLX.

SUVs são o "novo normal"

Os modelos SUVs continuam a consolidar sua presença no mercado nacional, demonstrando um crescimento notável nas buscas. No comparativo entre o terceiro trimestre de 2023 e o mesmo período em 2020, observou-se um aumento significativo de 5 pontos percentuais nas pesquisas por esse tipo de veículo (15,2%), ultrapassando as buscas por picapes (14,4%), sinalizando uma preferência clara dos consumidores brasileiros por SUVs.

Além disso, apesar de ainda ostentar a liderança (43,1%), ressalta-se a tendência de queda na procura por veículos do tipo hatch que, no mesmo período, apresentou uma redução de aproximadamente 2 pontos percentuais.

Mudanças no comportamento

Os consumidores da região nordeste estão passando por uma interessante mudança de comportamento no que diz respeito à preferência por veículos. Historicamente, a região possuía demanda por veículos do tipo hatch. No entanto, no último trimestre, houve uma notável redução de aproximadamente seis pontos percentuais nas buscas por esse tipo de veículo. Paralelamente, as buscas por modelos SUVs tiveram notável crescimento na região, indicando uma clara mudança de preferência entre os consumidores em direção a esse tipo de veículo.

Novo perfil

Os veículos de maior valor agregado (acima de R$ 120 mil) tiveram aumento significativo nas buscas do terceiro trimestre de 2023. Além disso, observa-se uma demanda crescente por veículos usados mais recentes (quatro a seis anos), resultado da estabilidade na produção de veículos novos.

Já a redução nas buscas por veículos populares está diretamente relacionada ao aumento nas buscas por veículos mais caros. Entre as marcas, o crescimento nas buscas pela Toyota chama a atenção, alcançando 6,8% do total de buscas e se consolidando na quinta posição entre os fabricantes.

Os queridinhos...

Principal destaque entre os veículos novos e semi-novos (abaixo de 60 mil km) foram as oito posições que o Fiat Strada galgou entre o terceiro trimestre de 2020 e o terceiro trimestre de 2023, se colocando no pódio entre os mais buscados, atrás apenas do Chevrolet Onix e do Toyota Corolla. Já entre os veículos de até três anos (acima de 60 mil km), o destaque é o Volkswagen Polo que subiu 13 posições e agora figura no TOP 5, atrás de Chevrolet Onix, Toyota Hilux, Fiat Strada e Fiat Toro.

Considerando o share de busca por tipo de veículo, lideram entre os fabricantes Volkswagen entre os hatches, GM/ Chevrolet entre sedãs e Jeep entre os SUVs.

No quesito comercialização, avaliando os veículos vendidos na plataforma, o novo top 5 de fabricantes é composto por Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Ford e Toyota. Entre os modelos mais vendidos, o pódio revela o Gol em primeiro lugar entre os hatches (10,5%), Toyota Corolla entre os sedãs (13,7%) e Ford Ecosport na categoria SUVs (7,7%).

Inteligência de mercado

A pesquisa "Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023" do Data OLX Autos oferece uma visão abrangente das mudanças nas preferências e percepções dos brasileiros em relação à mobilidade urbana. A pesquisa entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.