09/12/2024 11h07
Foto: Claudio Neves - Portos do Paraná
As obras do Moegão, sistema exclusivo de descarga ferroviária de grãos e farelos do Porto de Paranaguá, chegaram a aproximadamente 18% da execução total do projeto. A construção da estrutura, que recebe R$ 592 milhões de investimento, foi vistoriada na última sexta-feira (6) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O novo complexo será formado por moegas ferroviárias, sistema de transporte vertical (elevadores de canecas), sistema de transporte horizontal (correias transportadoras), sistema de transferência de produto (torres de transferência), sistema de alimentação dos terminais (torres de alimentação), balanças (ferroviárias e integradoras), utilidades, prédio administrativo e prédio de manutenção.
“Esta é uma obra que está em ritmo acelerado e queremos, no ano que vem, inaugurá-la para aumentar em 35% a movimentação de cargas do Porto de Paranaguá, gerando mais empregos para a nossa população e fortalecendo a economia paranaense e brasileira”, declarou Ratinho Junior.
"O Moegão é uma obra também disruptiva de R$ 600 milhões custeada 100% pelo porto, a qual vai centralizar nosso descarregamento ferroviário aqui no porto, dando o dinamismo que nós merecemos e precisamos. A ideia é chegar ao final desse ano com 20% dela concluída e respeitando os prazos de contrato, chegando em dezembro do ano que vem, pronta para ser iniciada e inaugurada", afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Até o momento, os trabalhos têm se concentrado nas obras civis que preparam a área para a instalação dos equipamentos que, no futuro, vão receber as cargas desembarcadas no porto via modal ferroviário. Nos primeiros meses de obra, foram preparadas as fundações, concretagem de blocos, montagem dos pilares e vigas das torres.
Em paralelo, as estruturas das galerias metálicas e dos transportadores de carga seguem avançando nas fábricas. Com as torres e os pórticos prontos, os próximos passos da obra serão a montagem e o içamento das galerias metálicas na área do Moegão. Estas estruturas vão abrigar as esteiras transportadoras das cargas.
Foto: Portos do Paraná - Divulgação
Capacidade ampliada
Com área total de quase 600 mil metros quadrados, o Moegão terá capacidade para descarregar simultaneamente até 180 vagões, em três linhas independentes, que totalizam 3,8 quilômetros de esteiras. Cada linha terá capacidade de movimentação de 2 mil toneladas de cargas por hora.
Na prática, isso significa que o número de vagões descarregados no Porto de Paranaguá passará dos atuais 550 para 900 por dia, um aumento de 63%. Os grãos que chegarem ao porto por ferrovias e forem descarregados no Moegão serão enviados pelas esteiras aos 11 terminais interligados do Corredor de Exportação Leste.
O ministro de Portos e Aeroportos disse estar surpreendido com a extensão da obra e os impactos que ela proporcionará na movimentação de cargas no Porto de Paranaguá. “Quero parabenizar toda a diretoria, porque esse volume de investimentos será fundamental para logística e a capacidade total do porto”, comentou.
Costa Filho também elogiou o desempenho do Porto de Paranaguá, que cresce acima da média portuária no Brasil. “Esse ano vamos terminar com um crescimento em torno de 5% no setor portuário brasileiro, sendo que o Porto de Paranaguá deve crescer de 7% a 8%. Isso significa dizer que quando o Porto de Paranaguá cresce, o Paraná cresce, o que ajuda todo o Brasil a ir bem”, salientou.
Outros benefícios
A instalação do Moegão também vai melhorar a vida de quem mora na cidade. O sistema vai reduzir de 16 para cinco o número de cruzamentos entre linhas férreas e ruas da cidade, diminuindo as interrupções de trânsito e os riscos de acidentes.