Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Moto elétrica indiana chega ao mercado desbancando modelos atuais

Nova moto, Ultraviolette F99, vai de 0 a 100 km/h em 3 segundos

30/09/2024 15h40

Foto: Divulgação

A Ultraviolette F99 Factory Racing Platform foi apresentada na Índia como uma moto elétrica esportiva. Feita para ser superior a F77 Mach 2, já conhecida da marca indiana, a nova moto elétrica indiana traz diversas melhorias, incluindo um motor mais potente e uma velocidade máxima consideravelmente maior.

Com um novo motor de 90 kW, a F99 pode fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, segundo a empresa da Índia. A nova moto elétrica indiana também pode alcançar uma velocidade máxima de 265 km/h, além de ter 178 kg, que é um peso consideravelmente leve para uma moto elétrica. O modelo ainda é um conceito, desta forma ainda não está à venda e pode ser utilizada em competições no futuro.

A empresa busca quebrar recordes com o modelo, como o de tempo mais rápido em um quarto de milha e a maior velocidade já registrada por uma moto elétrica indiana. Em termos de design, o visual da moto elétrica esportiva é futurista, com carenagem completa e linhas agressivas, incluindo “asas”, que quebram os conhecidos winglets da MotoGP.

O visual também é repleto de vincos pontiagudos que devem ajudar a moto elétrica indiana a cortar o vento com mais eficiência, além de ajudar a canalizar ar frio para esfriar o conjunto de motor e bateria. Para controlar a moto elétrica indiana, a Ultraviolette equipou a F99 com um conjunto de suspensão da Ohlins e freios Brembo. Ainda não há preço, nem a ficha completa detalhada do modelo.

Outros modelos prometem dominar o mercado

A Índia está despontando como o segundo maior mercado de motos elétricas, perdendo apenas para a China. Desta forma, a cada dia surgem novos modelos de todos os segmentos, incluindo a Ultraviolette F77, que foi a primeira moto elétrica esportiva do país.

O modelo foi anunciado em 2022 e chegou às concessionárias em 2023. A moto elétrica indiana é vendida em três variantes, sendo elas Airstrike, Shadow e Laser, sendo que cada uma delas é oferecida em duas versões F77 Standard e F77 Recon, além de uma edição especial limitada a 77 unidades.

A Ultraviolette F77 tem estilo esportivo e recebe uma unidade de farol full LED e uma lanterna LED triangular. O estilo se vale ainda de pneus mais largos, aspecto mais dinâmico, um tanque de combustível esculpido, assento, proteção traseira e guidão baixo. Em termos de desempenho, a antecessora possui uma potência de 300cc.

A moto padrão está equipada com bateria de 7,1 kWh e um motor elétrico de 27 kW (equivalente a 37 cv). A bateria da F77 leva entre 7-10 horas para recarregar com um carregador padrão. No entanto, com o carregador Boost de 3 kW da empresa, esse tempo é reduzido para 3,5 horas.

Mercado brasileiro

Apesar de não haver confirmação da chegada da Ultraviolette ao mercado brasileiro, é válido destacar que diversas montadoras da Índia estão desembarcando por aqui. Desta forma, o mercado de motos no Brasil está em plena expansão e em breve contará com uma nova fábrica no segmento de motos elétricas e scooters.

A Hero MotoCorp, uma das maiores fabricantes de motos do mundo em número de unidades vendidas, está prestes a entrar no mercado. Com sua chegada, a marca promete acirrar a concorrência com gigantes como Honda e Yamaha, trazendo inovação e novas opções para os consumidores brasileiros.

Fonte: CPG