02/08/2020 09h51
Foto: Rafael Miotto/G1
Depois de muitas novas motos apresentadas no Salão Duas Rodas e Salão de Milão de 2019, o ano de 2020 deve ser recheado de lançamentos no Brasil. Honda CB 650R, Yamaha XMax 250 e Haojue DR 160 estão entre os modelo já confirmados, mas outras motocicletas que chegarão ainda estão sendo mantidas em segredo pelas montadoras.
Apesar de ainda não estar oficialmente confirmada, uma das grandes expectativas para o ano é o lançamento da Harley-Davidson LiveWire, a primeira elétrica da marca.
As motos esperadas para 2020 no Brasil
F 900 R
No Salão de Milão 2019, a BMW revelou as novas F 900 R, F 900 XR e a renovação da S 1000 XR. Todas foram confirmadas para o Brasil, porém, para datas ainda incertas. No caso da nova naked F 900 R, que é a substituta da F 800 R, as novidades são grandes. Além de um visual completamente diferente e bem mais radical, a moto ganhou novo motor que se baseia no da F 850 GS, mas ficou ainda maior, passando de 853 cc para 895 cc.
F 900 XR
A F 900 XR é como uma opção mais estradeira e confortável para viagens da F 900 R. Com o mesmo motor de sua irmã, ela possui uma posição de pilotagem mais confortável e maior proteção aerodinâmica. O visual é inspirado na S 1000 XR.
S 1000 XR
Seguindo as atualizações vistas na esportiva S 1000 RR, a S 1000 XR também será renovada no Brasil. A expectativa é que a moto desembarque no segundo semestre de 2020. Com um visual mais agressivo, o modelo também ficou 10 kg mais leve. De série, a moto conta com suspensões com ajustes eletrônicos, modos de pilotagem, assistente de rampa e painel de 6,5 polegadas.
HD 300
Depois de lançar a trail NH 190 no ano passado, a Dafra prometeu para março de 2020 a chegada do scooter HD 300. A novidade será importante por mexer em um segmento de grande sucesso para a marca brasileira. O modelo é uma evolução do Citycom 300i, porém, eles vão conviver nas lojas, ao menos por enquanto. Com nova configuração de elementos, o HD 300 tem espaço embaixo do banco 27% maior que o Citycom, alcançando capacidade de 38 litros, além de ser 10 kg mais leve - com o total de 166,2 kg.
Streetfighter V4
Era esperado que a Panigale V4 ganhasse uma variante naked em algum momento, e a hora chegou. A nova Streetfighter possui as versões V4 e V4 S e seu motor é derivado da MotoGP: ele chega a 208 cavalos de potência. Ainda não há nenhuma confirmação oficial da Ducati, mas é esperado que a moto chegue ao Brasil ainda em 2020.
DR 160 Fi
De origem chinesa, a DR 160 FI está prevista para chegar às lojas em fevereiro de 2020 por R$ 12.295. Apesar de estar em uma faixa de cilindrada da Honda CG 160, por exemplo, a moto tem uma pegada mais esportiva. Além de um visual mais radical, a moto conta com suspensões invertidas na dianteira e freios CBS.
NK 150i
Ainda sem preço definido, a NK 150i chega para competir com Honda Bros 160i e Yamaha Crosser 150 em julho. O modelo trail tem freios ABS e pode fazer consumo de até 52 km/l, afirma a fabricante.
VR 150i
Outra aposta da Haojue é o scooter VR 150i, que como o esperado, possui câmbio automático do tipo CVT. Sua roda dianteira é de 12 polegadas e o modelo possui um bauleto extra que comporta 26 litros. Ainda em fevereiro, começa a ser vendido por R$ 9.740 o VR 150i.
LiveWire
Depois de 5 anos entre a apresentação do protótipo e o lançamento mundial, a primeira moto elétrica da Harley-Davidson foi lançada mundialmente em 2019. O G1 foi até os Estados Unidos e andou antecipadamente no modelo, que deve chegar ao Brasil em 2020. Apesar de ainda não existir a confirmação oficial da marca, a expectativa é que a motocicleta custe em torno de R$ 120 mil.
Pan America
A Harley-Davidson disse que Pan America e Bronx chegam ao Brasil até 2021, mas esse "até" deixou a data final no ar, ou seja, talvez uma delas ou as duas possam ser apresentadas ainda em 2020. Não existe nada oficial sobre o lançamento ainda este ano, mas a Pan America promete chamar bastante atenção por ser a primeira Harley aventureira da história. Ela tem um motor V2 de nova geração da marca, que rende 1.250 cc e passa de 145 cavalos de potência.
Bronx
Enquanto a Pan America pode rodar na terra, a Bronx é um moto para o asfalto. Lembrando antigos modelo da marca Buell, que era da Harley, a moto faz a marca ir para o estilo naked. O modelo também possui motor desenvolvido do zero pela marca norte-americana, de 975 cc e rende mais de 115 cavalos de potência.
CB 650R
Depois de ser um dos destaques do Salão Duas Rodas 2019, a CB 650R vai ser lançada no mercado brasileiro ainda no primeiro trimestre de 2020. Antecipadamente, o G1 rodou com o modelo na Itália, em sua versão europeia, e mostrou como é andar andar na moto. Com novo visual que une clássico e moderno, a moto é a substituta da CB 650F, e ficou mais radical, com suspensão invertida na dianteira e 6 kg a menos.
CBR 650R
Além da CB 650R, sua variante carenada, a CBR 650R também chega atualizada até março de 2020. A esportiva também está mais agressiva e o motor de 4 cilindros ganhou nova admissão e exaustão, para melhorar a entrega de potência. A má notícia é que a potência máxima não serão os 95 cavalos da versão europeia. No Brasil, o motor rende 88,4 cavalos, isso por causa das regras de emissão de ruído do país.
CB 500X
Além da linha 650 da Honda, a "família 500" terá grandes mudanças em 2020. Também anunciada no Salão Duas Rodas 2019, a CB 500X renovada ficou mais aventureira. Isso porque a moto ganhou uma roda maior na dianteira, de 19 polegadas, substituindo a de 17 polegadas. Outra novidade foi adoção da embreagem do tipo deslizante. O painel passa a ser digital e conta com indicador de marcha.
CB 500F
Como a CB 500X, a CB 500F recebeu atualização no visual. O modelo ficou com uma cara mais radical, com a opção de mistura de cores. Seu painel também passa a ser digital e com indicador de marcha
CBR 1000 RR-R
A aguardada nova geração da esportiva Fireblade da Honda foi revelada no Salão de Milão 2019. O modelo ganhou mais uma "R" no nome e passa a se chamar CBR 1000 RR-R. Além do visual completamente novo, a moto ganhou novos chassi e motor, este com tecnologia derivada da MotoGP. Ele chega agora a 217 cavalos de potência máxima. Será natural sua chegada ao Brasil, só não se sabe quando.
ADV 150
A Honda mostrou o ADV 150 no Salão Duas Rodas, mas não confirmou sua venda no Brasil. A definição sobre isso ia depender da "recepção do público". Como o modelo chamou muito a atenção no evento, a chance que ele realmente chegue cresceu muito. Inclusive, o scooter teve sua patente registrada no país no final do ano passado.
Forza 300
Do mesmo modo que o ADV 150, o Forza 300 também foi mostrado para testar se o público aprovava. Com um acabamento mais refinado, ele conta com motor de 1 cilindro e 279 cc, que é capaz de alcançar 25,2 cavalos de potência. Se vir, ele já terá um concorrente de peso: o Yamaha XMax 250.
SH 150i
Apesar de não aparecer no Salão Duas Rodas 2019, o SH 150i renovado também deve aparecer naturalmente no Brasil em algum momento. O modelo teve a apresentação mundial no último Salão de Milão. Além de ganhar visual renovado e motor atualizado, a moto teve aumento de 50% a mais no espaço de bagagem.
Africa Twin 1100
O modelo foi revelado mundialmente em setembro passado e também estava na última edição do Salão de Tóquio. Com o novo motor maior, a moto alcança 102 cavalos de potência, teve visual renovado e ainda ficou 5 kg mais leve.
NC 750X DCT
Ainda não há nada confirmado, mas depois do sucesso do câmbio de dupla embreagem (DCT) no X ADV, a Honda pode ampliar a opção de modelos com o sistema no Brasil. Uma boa aposta seria a chegada da NC 750X com o sistema de câmbio automatizado, tornando a moto ainda mais prática, como já ocorre em versões vendidas na Europa.
CB Twister Special Edition
Com grafismos inéditos, a CB 250F Twister Special Edition já está nas lojas do Brasil. Apesar do visual diferenciado, a edição especial mantém a mesma base mecânica já conhecida da Twister.
Z900
Apresentada no Salão Duas Rodas 2019, a Z900 recebeu atualizações importantes. O modelo ganhou visual atualizado, quadro reforçado e painel de TFT, que permite conexão com smartphone. O motor, de 4 cilindros, não mudou e continua com 125 cavalos de potência, mas passou por ajustes, e, segundo a marca, tem acelerações mais lineares. A nova Z900 tem previsão de começar a ser vendida no fim de 2020 e o preço não foi divulgado.
AK 550
A montadora taiwanesa Kymco, representada no Brasil pela JTZ, confirmou a chegada de seu novo scooter AK 550 ao Brasil. O modelo chega em maio de 2020 por R$ 44.990 e foi apresentado no Salão Duas Rodas 2019. Com motor de 2 cilindros e 550,4 cc de cilindrada, o modelo alcança 51 cavalos de potência máxima. Na parte tecnológica, conta com dois modos de pilotagem e freios do tipo ABS.
Rocket 3 R
Para 2020, a marca britânica prepara a chegada de um "canhão" ao Brasil: trata-se da nova geração da Rocket 3 R. Previsto para o primeiro trimestre do ano, a moto conta com motorzão de 3 cilindros e 2.458 cc e 167 cavalos de potência. Mas o que mais impressiona é o torque de 22,5 kgfm.
Street Triple RS
Ainda no primeiro trimestre, outra novidade confirmada da Triumph é a renovada Street Triple RS. Ele usa a mesma base do utilizado pela marca no Mundial de Moto 2. Apesar de manter a cilindrada, de 765 cc, e 123 cavalos, a marca diz que sua entrega de força em rotações médias está 9% maior.
Interceptor 650
Finalmente, depois de uma longa espera as novas "twins" com motores de 2 cilindros da Royal Enfield estão chegando ao Brasil. Em pré-venda desde o Salão Duas Rodas, Interceptor 650 e Continental GT 650 prometem mexer com o segmento de clássicas. Ambas dividem a mesma base com motor de 650 cc e 47 cavalos de potência, mas a Intercetor tem o "jeitão" mais de uma clássica tradicional, com pilotagem em posicionamento mais relaxado.
Continental GT 650
Mantendo a mesma base mecânica da Interceptor, a Continental GT 650 se diferencia pela posição de pilotagem mais esportiva, com inspiração no estilo café racer. Nela, o motociclista fica um pouco mais deitado sobre o guidão na condução.
Club 125
Prevista para chegar em fevereiro, a Club 125 será a Vespinha mais acessível vendida no Brasil. O modelo tem motor de 9,5 cavalos e custará R$ 14.980.
V-Strom 650 XT
Equipada com uma série de equipamentos para deixá-la mais apta a longas viagens, como as malas, a V-Strom 650 XT chega em março por R$ 44.893.
Xmax 250
Um dos principais lançamentos do Salão Duas Rodas 2019, o scooter XMax 250 chega ao Brasil em abril. Custando R$ 21.990, o modelo tem motor de 250 cc e 22,8 cavalos de potência.
MT-03
O novo visual da MT-03 chamou bastante atenção pela grande mudança, principalmente no farol dianteiro. A estética está dividindo opiniões e o modelo fará sua estreia mundial no Salão de Milão. Ainda não há uma confirmação oficial sobre sua renovação também no Brasil, mas a expectativa é que chegue ao mercado brasileiro em 2020. Como aconteceu com a R3, o modelo ganhou suspensão dianteira invertida e luzes de LED.
Niken
Para a surpresa de muitos, uma dos destaques no estande da Yamaha no Salão Duas Rodas 2019 foi a moto de 3 rodas Niken. Ela foi mostrada lá como um teste da marca para verificar a recepção do público e a partir daí a decisão de venda seria tomada. O modelo utiliza como base o motor de 3 cilindros da MT-09, com 847 cc de cilindrada e 3 cilindros. Ele rende 115 cavalos de potência e 8,9 kgfm de torque.
Motos Marvel
Ainda não se sabe ao certo como serão essas motos, mas os modelos com visual Marvel da Yamaha estão confirmados para 2020. No Salão Duas Rodas 2019, o total de 10 motos customizadas pela Bendita Macchina foram inspiradas em heróis, mas, por enquanto, 3 delas estão confirmadas. Os modelos de série serão diferentes dos vistos no evento, mas podem esperar pela Lander 250 Capitão América, e duas Fazer 250, uma Capitã Marvel e outra do Pantera Negra.
Fonte: G1