Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Motos elétricas têm aumento de 346% nas vendas em 2022 no Brasil

No entanto, participação das elétricas no total ainda é reduzida; Voltz Motors é a marca mais vendida

10/01/2023 14h09

Foto: Divulgação

As vendas de motos e scooters elétricos tiveram um forte crescimento em 2022. No acumulado do ano o aumento foi de 346%, de acordo com o balanço mensal divulgado pela Fenabrave.

Entre janeiro e dezembro do ano passado foram emplacadas mais de 7.200 unidades de motos e scooters elétricos no país. No entanto, a Fenabrave pondera que a participação dos modelos elétricos ainda é pequena diante das vendas totais.

Foram pouco mais de 7,2 mil unidades emplacadas em 2022, um volume ainda tímido, mesmo se considerarmos apenas o segmento de motocicletas, que emplacou 1,3 milhão de unidades. Mas acompanhamos, com interesse, o desenvolvimento desses veículos”, comentou Andreta Jr., Presidente da Fenabrave.

Entre as montadoras, a que teve maior número de emplacamentos foi a Voltz Motors, que em meados do ano passado inaugurou sua linha de montagem em Manaus (AM) para produzir localmente os modelos EV1, o scooter elétrico e a EVS, a moto elétrica equivalente a um modelo a combustão de 125cc.

A Voltz emplacou 488 unidades em dezembro e 4.546 unidades no acumulado de 2022. Confrontando esses números com as 967 unidades vendidas durante todo o ano de 2021, temos a empresa que mais cresceu no país entre todos os segmentos de mobilidade.

Outras marcas como a Shineray, também sediada no Nordeste, possui uma linha de motos e scooters elétricos que pouco a pouco ganham espaço no mercado.

Diferentemente do segmento de automóveis, que ainda não deslanchou nas vendas, as motocicletas como um todo tiveram um forte crescimento de 17,7% no acumulado de 2022 em comparação ao ano anterior. Foram 1.362.129 unidades emplacadas em todo o país, segundo a Fenabrave. Trata-se do melhor resultado em 8 anos, quando as vendas atingiram o patamar de 1,4 milhão de unidades em 2014.