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Transporte Aquaviário

MSC é a 1ª. transportadora a atingir a capacidade de 5 mi de TEUs

Frota de mais de 750 porta-contêineres espera novas entregas até o final de maio

20/05/2023 07h27

Foto: Divulgação 

Apenas 16 meses depois de ultrapassar a Maersk como a transportadora com maior capacidade, a MSC volta a ganhar as manchetes ao atingir uma capacidade de 5 milhões de TEUs e um total de mais de 750 porta-contêineres, mais de 800.000 TEUs à frente da empresa dinamarquesa, que vem em segundo lugar. 

A Mediterranean Shipping Company espera duas entregas para o final de maio, o MSC Michel Cappellini (da YZJ) e o MSC Gemma (da CSSC), que iniciarão suas respectivas viagens inaugurais nos serviços "Lion" e "Jade" em 30 de maio próximo, fazendo com que a empresa ultrapasse o patamar simbólico antes do final do mês. E é que a conquista da suíço-italiana não é menor, ao concentrar a maior capacidade do mercado quase sem fusões ou aquisições, segundo análise da Alphaliner .

6 milhões de TEUs

O próximo patamar, que seria de 6 milhões de TEUs, parece uma meta real e não tão distante. A carteira de pedidos de 1,66 milhão de TEUs de pelo menos 127 navios da gigante marítima suíça pode levá-la a adicionar mais um milhão de TEUs até meados de 2024, ou seja, apenas com entregas programadas para os próximos 12 meses. 

Com a capacidade expandida de 6 milhões de TEU chegando bem a tempo do término do contrato de compartilhamento de embarcações de 2 milhões com a Maersk, a MSC estará bem posicionada para operar uma rede independente com alcance global. Acrescentando a carteira de encomendas da MSC de 1,66 Mteu à sua frota de 5,00 Mteu e tendo em conta uma série de afretamentos planeados, a empresa suíço-italiana chegaria teoricamente a uma frota de cerca de 6,75 Mteu até ao final de 2025.

No entanto, alerta a Alphaliner, o crescimento real da frota da empresa também dependerá de outros fatores, como aquisições de tonelagem de segunda mão, fretamento de embarcações, bem como venda de embarcações e devolução de embarcações afretadas aos seus proprietários. Ao contrário da maioria das outras companhias marítimas entre as dez maiores, a capacidade expandida da MSC permitirá que ela ofereça combinações de portos atraentes em todas as principais rotas comerciais sem a necessidade de ingressar em outra aliança. No entanto, a Alphaliner espera que a MSC mantenha alianças selecionadas em menor escala em várias rotas.  

Marcos de capacidade

Fundada em 1970, a MSC levou 37 anos para atingir uma capacidade de frota de 1 bilhão de TEUs em janeiro de 2007. Apenas quatro anos e meio depois, a MSC ultrapassou a marca de 2 Mteu em julho de 2011. A marca de 3 Mteu Chegou em maio de 2017, e a dos 4 Mteu em julho de 2021, meio ano antes de a MSC se tornar a número um mundial à frente da Maersk, com 4,28 Mteu. 

Esses números, esclarece Alphaliner, devem ser considerados no contexto do desenvolvimento geral do setor de transporte marítimo regular nas últimas décadas, em que a frota mundial de navios quintuplicou nos últimos 25 anos. Atualmente, a frota porta-contentores mundial conta com nada menos que 6.596 unidades e 26,91 Mteu, contra apenas cerca de 5 Mteu no início do milénio. 

Dito de outra forma: a frota da MSC em breve será maior do que a frota mundial de navios quando a transportadora comemorar seu 30º aniversário. 

Fonte: Mundo Marítimo