Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

MSC, OOCL e Cosco Shipping retiram serviços da rota Transpacífica

Linhas de navegação reagem à queda na demanda por remessas da China devido à política tarifária dos EUA

12/05/2025 14h19

Foto: Divulgação

Após uma queda significativa nas reservas da China para os Estados Unidos, as companhias marítimas não só começaram a abandonar as rotas Extremo Oriente-América do Norte, mas agora também estão retirando serviços inteiros da rota Transpacífica, relata a Alphaliner.

As companhias marítimas chinesas Cosco Shipping e OOCL estão encerrando seu serviço conjunto Extremo Oriente-Costa Oeste da América do Norte 'SEA3'/'PSX', enquanto a MSC não anunciou nenhuma nova viagem para seu serviço independente Extremo Oriente-Costa Oeste dos EUA 'Orient'. 

Todas as três companhias marítimas reagiram à menor demanda, já que as cargas chinesas que chegam aos portos dos EUA agora estão sujeitas a tarifas de até 145%. Nessa linha, o Porto de Los Angeles confirmou que as importações cairão 35% nesta semana em comparação ao ano passado, enquanto o Porto de Long Beach prevê uma queda de 30% nas importações para todo o mês. 

A MSC ofereceu uma viagem final de seu serviço 'Orient' Far East - USWC partindo de Busan em 3 de maio com o “Cape Kortia” de 11.037 TEU. Sua chegada a Long Beach está prevista para 16 de maio. Esse serviço transpacífico costumava ser concluído em sete semanas, com navios que variam de 8.260 a 15.000 TEUs, que agora estão disponíveis para outras operações. O itinerário do serviço 'Orient' incluiu paradas em Qingdao, Ningbo, Xangai, Busan, Long Beach, Oakland, Portland, Busan e Qingdao. Este se destacou por ser o único serviço MSC que fez escala em Portland, Oregon.

Enquanto isso, Long Beach não está apenas enfrentando um número crescente de cancelamentos de viagens em branco , mas também perdeu dois serviços. A escala final do serviço COSCO/OOCL 'SEA3'/'PSX' ocorrerá esta semana, na quarta-feira, 7 de maio, com o “OOCL Utah” de 8.888 TEUs. 

Este serviço foi lançado em junho do ano passado e estava planejado para fazer parte do "Produto do Dia 9" da Ocean Alliance, mas, no fim das contas, não será. O 'SEA3/PSX' foi concluído em seis semanas, com navios de 8.060 a 8.900 TEUs atracando em Kaohsiung, Xiamen, Yantian, Long Beach e Kaohsiung.

Fonte: Mundo Marítimo