30/03/2025 07h32
Foto: Multilixo - Divulgação
A Multilixo, braço de gestão de resíduos do Grupo Multilixo, avança em sua estratégia de descarbonização ao anunciar o uso de uma frota movida a biometano a partir deste mês de março.
A iniciativa inclui caminhões abastecidos com biocombustível gerado pela UTGR Jambeiro, a unidade de destinação de resíduos do grupo, responsável pela primeira usina de biometano autossustentável do Brasil.
A inovação visa transformar a logística da empresa, particularmente nas regiões de alta pegada de carbono, como as avenidas Paulista, Berrini e Faria Lima, em São Paulo -- onde a Multilixo lidera este mercado e oferece serviços como coleta, transporte, tratamento e comercialização de recicláveis.
O projeto faz parte de uma série de iniciativas para a renovação da frota e redução das emissões, com foco constante em aumentar a eficiência e a sustentabilidade das operações.
Além de modernizar os veículos, a ação reflete o compromisso da Multilixo com a economia circular, que visa a reintegração de resíduos para novos ciclos produtivos. A companhia acredita que esse modelo mais sustentável pode beneficiar não só suas operações, mas também os clientes, ao agregar valor às suas estratégias ESG (ambientais, sociais e de governança).
Para Lucas Urias, diretor de Planejamento Estratégico e Novos Negócios do Grupo Multilixo, o uso do biometano é uma demonstração clara do impacto da economia circular no setor. Outro programa em destaque da companhia é o "Aterro Zero", que visa o reaproveitamento total de resíduos coletados.
Fonte: Exame