10/10/2025 07h57
Foto: Divulgação
A Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do País, registou o ingresso de 41.053 veículos nos cinco portos secos de fronteira sob sua concessão no mês de setembro, o maior número dos últimos 24 meses, 6% superior ao mês de agosto e 15% acima de setembro do ano passado.
O resultado recorde do período se deu por conta do aumento de importação de cargas como fertilizantes, veículos zero quilômetro, alimentos e bebidas, grãos e aço, entre outros produtos importados por seus clientes. Os gates automatizados das unidades e a redução do tempo de liberação de cargas por aperfeiçoamento de processos também colaboraram para o resultado.
"Este é mais um resultado positivo conquistado este ano e mostra que os constantes investimentos em nossa operação têm permitido o aperfeiçoamento dos nossos serviços de fronteira, impactando positivamente os nossos clientes e o comércio exterior entre os países do Mercosul", afirma Francisco Damilano, gerente-geral de Operações das Fronteiras da Multilog.
As unidades que mais puxaram os números para cima foram os portos secos gaúchos de Jaguarão e Uruguaiana, além do Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), o maior da América Latina. Na unidade de fronteira paranaense, em setembro, passaram 19.157 caminhões, 4% a mais do que em agosto e 14% acima de setembro de 2024. Na unidade de Uruguaiana, foram 15.150 veículos em setembro, número 8% superior a agosto e 21% maior do que setembro do ano passado. Em Jaguarão, houve a passagem de 3.536 veículos em setembro, 17% acima de agosto e 19% a mais que setembro do ano passado.
No Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), os números ficaram estáveis, com a passagem de 2.181 caminhões em setembro, praticamente o mesmo número de agosto, e 1% abaixo do registrado em setembro de 2024. Já no Porto Seco de Santana do Livramento (RS), foram registrados 1.029 veículos, 2% a menos que agosto e 10% a menos que setembro do ano passado, devido à queda do segmento de grãos.