Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Entrevista

Na área portuária é preciso cursos para multifuncionalidade

Presidente do Incatep, João Gilberto Campos, fala da importância de ter o trabalhador portuário qualificado

17/12/2020 17h00

Foto: Divulgação

Os terminais e portos estão submetidos, atualmente, aos efeitos da globalização mundial com uma crescente competição internacional e do avanço tecnológico, o que requer de todos um grande esforço de adaptação às exigências das legislações e do mercado atual.

Este mercado exige dos trabalhadores habilidade e qualificação adequadas, cumprimento de procedimentos de segurança específicos para as suas atuais atividades, vez que os riscos agora existentes são diferentes daqueles registrados com os antigos equipamentos e antigas práticas de trabalho.

Assim, empresários e trabalhadores do setor portuário buscam continuamente a elevação dos seus índices de eficiência, de segurança e de produtividade, com redução dos custos operacionais, como forma para estimular o crescimento da demanda por serviços portuários em cada terminal ou porto. Essa mudança só é possível quando são realizados programas de educação continuada e de qualificação de trabalhadores, por meio de profissionais e/ou empresa especializada, como por exemplo o Incatep - Instituto de Capacitação Técnica Profissional, localizado em Santos – SP, que vem atuando no segmento a mais de duas décadas.

João Gilberto Campos, presidente do Incatep fala da atuação do instituto e das novidades na gestão portuária, no quesito de qualificação profissional.

Qual a expertise do Incatep como agente transformador na atividade portuária? 

O Incatep é líder de mercado na área de recrutamento, seleção e qualificação de trabalhadores portuários, dentro e fora do porto organizado. Com mais de 21 anos de atuação, já emitimos mais de 100 mil certificados para trabalhadores portuários, em cursos e treinamentos realizados no Brasil, América Latina e África.

O Instituto tem certificação ISO 9001:2015 e é credenciado por vários OGMO e pela Marinha do Brasil para ministrar cursos para Portuários.

Neste momento de grandes mudanças no setor e dificuldades devido à pandemia da Covid-19, como o Instituto vem atuando?

O Incatep possui simuladores de equipamentos portuários que podem ser disponibilizados para os clientes, além de ter metodologia própria para treinamento e certificação das equipes, e conta também professores e consultores altamente especializados.  

Este ano, mesmo com a pandemia da Covid-19, foram realizados muitos treinamentos. No Porto de Salvador, por exemplo, foram ministrados cursos semipresenciais, com 323 certificações de trabalhadores portuários avulsos do Ogmosa, nos cursos de Vigilância Portuária, Conferência de Carga, Sinalização, Operação de Escavadeira Hidráulica, Pá Carregadeira e Mine-Carregadeira.

No Ogmosa, somos cadastrados para ministrar cursos voltados à multifuncionalidade, do Prepom e Protec. Nesses cursos, a teoria foi aplicada online com aulas ao vivo, no simulador instalado no Ogmosa e também em equipamentos. Atualmente temos um trailer estacionado no Tecon Salvador onde, em janeiro próximo, serão realizados cursos para operadores de equipamentos de grande porte - STS RTG e Stacker.

Tudo acontece seguindo os protocolos de segurança e com fidelidade ao lema do Incatep: transformar nossa expertise em inovação e a inovação em valor, para nossos clientes

Sabemos que alguns terminais estão optando pelo serviço de treinamento e operação assistida? O que é a operação assistida?

É uma novidade na gestão portuária. Não se trata de terceirização de serviços.  A operação assistida é um conjunto de atividades que permite que após o treinamento e capacitação dos trabalhadores portuários, durante um período previamente acordado, o terminal (seja portuário, seco ou molhado) tenha, a seu dispor, uma equipe técnica para prestar os serviços de execução de atividades operacionais, para: movimentação de cargas em terminais portuários e retro portuários, utilizando os procedimentos recomendados a cada rotina; nas áreas corretivas, utilizar os procedimentos que permitam maior eficiência e eficácia na solução de falhas; e no check list, rotinas de testes, análises e medidas, utilizar os procedimentos que assegurem mínima interferência, na operação e máxima disponibilidade dos equipamentos.

Além disso, oferece ferramentas para a elaboração de procedimentos especiais, ou detalhamento dos procedimentos padrão, caso seja necessário; de relatórios de atividades detalhando os procedimentos realizados e eventuais ajustes, se necessário.

A qualidade desses serviços é assegurada, através de processos consolidados e da sólida formação, capacitação e experiência de nossos consultores portuários, responsáveis pelas atividades de operação assistida, altamente qualificados e especializados em diversos tipos de carga e equipamentos.

Quais os principais benefícios desse tipo de serviço oferecido pelo Incatep?

Podemos destacar como principais benefícios a formação dos trabalhadores locais, com qualidade e segurança no trabalho; garantia que as cargas  sejam operadas dentro das melhores práticas recomendadas; treinamento no trabalho real, realizado de forma estruturada, dentro e fora do navio, no lado de terra e no lado de mar; menor curva de aprendizado  e transferência de conhecimento,  para a equipe local de trabalhadores portuários, dos nossos clientes, se comparado aos métodos tradicionais de treinamento.