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Transporte Aquaviário

Navio realiza operação complexa no Porto do Itaqui em 6 dias

O navio STI Lobelia, carregado com Diesel S-10, atracou no Berço 106, onde realizou seis operações distintas

25/03/2024 11h05

Foto: Porto do Itaqui - Divulgação

O Porto do Itaqui (MA) novamente demonstra sua versatilidade ao conduzir uma operação considerada complexa na semana passada. O principal navio desta operação, o STI Lobelia, carregado com Diesel S-10, atracou no Berço 106, onde realizou seis operações distintas, ao longo de seis dias.

Essas operações incluíram: dois transbordos a contrabordo (ship to ship), nos quais a carga de combustível tipo diesel S-10 é transferida diretamente entre navios, lado a lado, no mesmo berço; dois transbordos convencionais, envolvendo a troca de carga entre dois navios em berços diferentes; e duas descargas para quatro terminais diferentes. O STI Lobelia – com bandeira das Ilhas Marshall, serve como plataforma para todas essas operações.

Os transbordos a contrabordo foram realizados com os navios Tweed e Nave Atria, enquanto os transbordos convencionais foram efetuados com os navios Eden e Sergio Buarque. As duas descargas em terra foram direcionadas para os terminais das empresas Transpetro, Ultracargo, Granel e Santos Brasil. A estimativa do total de carga movimentada nesta operação é de mais de  100 mil toneladas, destacando a magnitude e a complexidade deste empreendimento logístico.

A distribuição desse volume foi realizada de acordo com os seguintes procedimentos: uma descarga de 14.133 toneladas para terminais terrestres; um transbordo Ship to Ship para o navio Tweed, totalizando 27.775 toneladas; um transbordo Ship to Ship para o navio Nave Atria, com 25.560 toneladas; um transbordo de 25.560 toneladas ao navio Eden; e ainda um transbordo de 13.973 toneladas para outro berço, destinado ao navio Sergio Buarque de Holanda. “Todo o trabalho foi executado graças uma logística bem planejada, que oferece, acima de tudo, economia de tempo e combustível”, destaca a Autoridade Portuária.

A operação Ship to Ship, por exemplo, garante flexibilidade na distribuição de carga, reduzindo custos e maximizando a eficiência operacional, o que diminui o tempo de espera de um navio e evita taxas portuárias e outros encargos associados aos portos.

Para o presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, esta operação representa mais um marco para o desenvolvimento logístico do Porto. "O Itaqui reforça sua posição como um importante centro de operações marítimas e logísticas, pronto para enfrentar desafios e inovar em suas atividades de movimentação de cargas", enfatizou Lins.