Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Navios com milho são autorizados a zarpar de portos ucranianos

A ação é coordenada por um centro que agrupa russos, ucranianos, turcos e funcionários da ONU

05/08/2022 10h05

Foto: Divulgação

Três navios carregando um total de 58.041 toneladas de milho receberam autorização para zarpar de portos ucranianos nesta sexta-feira (5), como parte de um acordo para desbloquear a exportação de grãos do país, disse o grupo que está organizando a operação.

Um primeiro navio com grãos ucranianos saiu de Odessa na segunda-feira (1), chegando ao Estreito de Bósforo cerca de 36 horas depois, graças a um acordo entre Rússia e Ucrânia, mediado pela Turquia e pela ONU, que busca aliviar uma crise alimentícia global que deriva da guerra.

O Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, que agrupa russos, ucranianos, turcos e funcionários da ONU, disse que dois navios sairiam de Chornomorsk e outro de Odessa nesta sexta-feira (5).

De Chornomorsk, o Polarnet zarpará para Karasu, na Turquia, com 12 mil toneladas de milho, e o Rojen levará 13.041 toneladas de milho para Teesport, no Reino Unido.

De Odessa, o Navistar carregará 33 mil toneladas de milho para Ringaskiddy, na Irlanda.

A Turquia havia dito anteriormente que tinha planos para os três navios saírem de portos ucranianos na sexta-feira, acrescentando que o seu ministro da Defesa, Hulusi Akar, havia conversado com os ministros da Defesa e da Infraestrutura da Ucrânia para discutir as entregas dos grãos.

Fonte: Reuters