Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Navios de cruzeiro trazem 8 mil turistas à Bahia no fim de 2025

O destaque foi o MS Hamburg, procedente de Hamburgo, na Alemanha

31/12/2025 09h50

Foto: Setur - GOVBA 

Os últimos três navios de cruzeiro que desembarcaram em Salvador no início desta semana, trouxeram mais de oito mil passageiros. Na oportunidade, os visitantes foram recepcionados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) com apresentações da cultura afrobaiana.

O destaque foi o MS Hamburg, procedente de Hamburgo, na Alemanha, que atracou no domingo (28), trazendo 305 passageiros alemães.

Os turistas visitaram pontos como o Pelourinho, Farol da Barra, Mercado Modelo e a Cidade Baixa, incluindo a Igreja do Bonfim e o Forte de Monte Serrat. Em seguida, a embarcação seguiu para Ilhéus, onde os visitantes conheceram atrativos naturais e culturais da Costa do Cacau.

Também no domingo, o MSC Seaview chegou à capital baiana com cerca de 5 mil passageiros, permanecendo em pernoite no porto. Já na segunda-feira (29), foi a vez do MSC Armonia, com aproximadamente 3 mil pessoas a bordo. As embarcações trouxeram turistas brasileiros e estrangeiros.

Maurício Bacelar, secretário da Setur-BA, aformou que o Estado tem atuado de forma contínua para atrair cruzeiros marítimos não apenas para Salvador, mas também para destinos como Ilhéus, Porto Seguro e Itacaré.

“A proposta é ampliar as rotas, receber desde grandes navios até cruzeiros de menor porte e fortalecer o turismo nas diversas zonas turísticas do estado, com impactos positivos na economia”, afirmou.

O MSC Seaview será o primeiro navio de cruzeiro a atracar em Salvador em 2026, no dia 6 de janeiro. A expectativa é que, durante toda a temporada 2025/2026 — iniciada em outubro e com término previsto para abril —, a Bahia receba cerca de 260 mil passageiros, com uma movimentação econômica estimada em aproximadamente 26 milhões de dólares.