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Transporte Aquaviário

Navíos Logistics poderá embarcar até 10 mi/t de minério de ferro

Isto somente se a Hidrovia Paraguai-Paraná mantiver altos níveis de navegabilidade

30/04/2024 07h55

Foto: Divulgalão

Corumbá, no Mato Grosso do Sul, poderá mais que dobrar os embarques de minério de ferro pelo Uruguai se a Hidrovia Paraguai-Paraná mantiver bons níveis de navegabilidade até o porto de Nueva Palmira. 

Isso está de acordo com a visão da Navios South American Logistics, empresa que estima poder embarcar entre oito e dez milhões de toneladas por meio de suas instalações de armazenamento e transbordo de minerais no porto de Nueva Palmira, no Uruguai, ante os 4,1 milhões de toneladas em 2023, disse o presidente da empresa, Angeliki Frangou. 

Vale ressaltar que a Navios planeja investir cerca de US$ 300 milhões na próxima década para expandir suas operações em Nueva Palmira - onde movimenta grãos, minerais e líquidos - e construir terminais no principal porto uruguaio, Montevidéu, segundo Frangou.

A Hidrovia Paraguai-Paraná, que liga Paraguai, Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, é uma hidrovia importante que liga os produtores de soja, carne bovina e minério de ferro do interior da América do Sul aos mercados globais. No entanto, as secas frequentes nos últimos anos esgotaram os rios, forçando por vezes os comboios de barcaças a operar com capacidade reduzida.

Fonte: Mundo Marítimo