21/03/2023 17h27
Foto: Divulgação
Um ano depois de assumir a posição de número um do mundo da Maersk, a MSC consolidou sua liderança ao expandir constantemente sua frota. Em meados de março do ano passado, a MSC atingiu 4,75 milhões de TEUs, em comparação com os 4,19 milhões de TEUs da Maersk. Já em fevereiro de 2022, o primeiro gráfico mensal com a MSC no topo, a transportadora havia assumido a liderança por pouco com 4,31 milhões de TEUs sobre a transportadora dinamarquesa com 4,28 milhões de TEUs, informou a Alphaliner.
Isso mostra que a MSC não apenas expandiu massivamente sua frota com remessas, pedidos de novas construções e compras de segunda mão, mas também ilustra que a Maersk não expandiu nos últimos doze meses. Pelo contrário, diminuiu um pouco, pois a empresa se desfez de vários navios antigos.
Ironicamente, muitos deles foram comprados pela MSC, incluindo seis dos antigos carros-chefe da classe "S" da Maersk do estaleiro dinamarquês de Odense (1997 - 1999). No entanto, a longo prazo, a carteira de pedidos de 1,80 milhão de TEUs da MSC não aumentará a capacidade atual da frota da transportadora e criará uma transportadora "monstruosa" de 6,50 milhões de TEUs ou mais.
Como qualquer outra transportadora, espera-se que a MSC elimine a tonelagem mais antiga na segunda metade da década de 2020. A Alphaliner acredita que terá como objetivo um tamanho de frota entre 5,50 e 6,00 milhões de TEUs como ideal.
Entregas em fevereiro
Em detalhe, entre os navios que foram entregues à MSC em fevereiro está o MSC Irina, de 24.346 TEUs; MSC Tessa de 24.116 TEUs e o MSC Daria de 15.264 TEUs.
Também foram entregues o Wan Hai A01 de 13.248 TEUs e o Wan Hai 365 de 3.013 TEUs, ambos da Wan Hai Lines.
O navio Zhoung Gu Yin Chuan de 4.639 TEUs; o Vega Coligny de 1.868 TEUs; os Asterios de 1.809 TEUs; o A Goryu de 1.969 TEUs e o TS Mawei de 1.140 TEUs, foram entregues à Zhonggu, Vega Reederei, CULines, Star Ocean e TS Lines, respectivamente.
Fonte: Mundo Marítimo