Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Economia

Nordeste e Sudeste dão sinais de retomada do mercado de trabalho

Pesquisadora da FGV Janaína Feijó explicou levantamento e avaliou que retomada será “lenta e gradual”

10/11/2021 16h50

Foto: Agência Brasil

Um estudo do FGV-IBRE que analisou os indicadores do mercado de trabalho nos últimos 3 anos apontou que as regiões Nordeste e Sudeste foram as mais afetadas pelo desemprego causado pela pandemia de Covid-19.

Segundo a pesquisadora Janaína Feijó, do FGV-IBRE, Sudeste e Nordeste têm “as maiores taxas de desemprego.” De acordo com ela, o motivo é claro: ambas as regiões têm uma grande parcela da população no setor informal e de serviços que sofreram com as medidas restritivas contra o coronavírus.

Feijó destacou que já há sinais de retomada: “Desde o final de 2020, identificamos recuperação lenta e gradual do emprego, mas, no entanto, a maior parte que das pessoas que estão voltando ao mercado de trabalho está procurando, mas não estão encontrando vagas.”

No Nordeste, “à medida que amplia a imunização, há melhora nos indicadores, com retomada mais rápida e mais informal”, explicou.

A retomada no Sudeste, segundo Janaína, acontece em menor velocidade do que no Nordeste – que teve crescimento de 5,4% da população ocupada –, mas ela reforçou que a região parte de “uma situação menos complicada.”

A expectativa de Janaína Feijó é de, no próximo ano, a taxa de desemprego “chegue a 12,4%, uma taxa um pouco maior do que a verificada no segundo semestre de 2019, a tendência é que o mercado retome de forma gradual.”

Fonte: CNN Brasil