26/02/2023 11h28
Foto: Divulgação
Ao completar 60 anos de história, a Norsul, empresa de navegação e logística integrada, anunciou que busca ampliar a sua presença na cadeia logística dos clientes, expandindo sua atuação, conectando outros modais à navegação (integração logística) para viabilizar o transporte de cargas de maneira eficiente. A empresa possui a maior quantidade de embarcações do país e conta com bases de apoio no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina.
“Queremos ser protagonistas no setor de cabotagem, somos sólidos e temos capacidade de investimento junto aos nossos clientes e potenciais clientes buscando parcerias que possam contribuir com seus negócios”, destacou Angelo Baroncini, presidente-diretor da Norsul. Durante a Intermodal 2023, a empresa apresentará as quatro iniciativas em eficiência energética: IoT, drone subaquático, pintura especial com silicone e energia renovável.
Em parceria com uma startup, a Norsul desenvolveu um software de monitoramento que usa a tecnologia IoT (internet das coisas) para proporcionar maior segurança à tripulação e aos serviços entregues pela empresa. Segundo a Norsul, a solução proporciona o monitoramento e a visualização de vários parâmetros das embarcações por meio de rápidas consultas a um bot no WhatsApp ou acessando uma plataforma web - que apresenta mais detalhes das informações por meio de gráficos e painéis gerenciais.
Ao todo, são mais de 280 sensores observados pela ferramenta em tempo real, como velocidade, consumo de combustível, posição, vento, corrente, temperatura e outros. O sistema inclui ainda a movimentação das embarcações no Brasil, reunidos e transmitidos para um servidor na nuvem e atualizados a cada 10 segundos.
“A iniciativa é fundamental para tornar as operações do dia a dia muito mais dinâmicas ao disponibilizar informações em tempo real da frota. É possível acompanhar o início e fim de viagens, chegada e saída dos portos, e tudo isso de forma automatizada”, contou Fabiano Lorenzi, diretor de Operações e Frota da Norsul.
Já os drones subaquáticos são utilizados nas inspeções das embarcações, feitas por meio de veículos submarinos e drones operados remotamente (ROV), também em conjunto com startups que utilizam tecnologias adaptadas para o setor. Ao lado da Norsul, elas desenvolveram novas ferramentas de inspeção, unindo tecnologia 4.0 e a IoT (Internet das Coisas). Conforme explicou a empesa, a operação funciona tão bem que algumas das inspeções já substituem até as revisões obrigatórias do segmento, além de reduzir os riscos envolvidos em tais operações quando realizadas por profissionais especializados. O veículo submarino é operado remotamente (ROV) por um técnico a bordo da embarcação, enquanto as imagens captadas são transmitidas para os vistoriadores remotos.
Com a pintura especial com silicone, uma tecnologia anti-incrustante, a Norsul consegue aumentar a eficiência energética da embarcação, impactando na redução do consumo de combustível e, por consequência, na emissão de poluentes. E quanto a energia renovável, a companhia utiliza um sistema de placas solares que reduz o consumo de combustível nas barcaças fundeadas, gerando maior eficiência e conforto operacional, além de diminuir o uso de combustíveis de origem fóssil. Essa iniciativa também é pioneira na Cabotagem do país.
Além das iniciativas para eficiência energética, a empresa destacou que oferece aos clientes a possibilidade de contratar a neutralização das emissões de CO2 no transporte de cargas por meio créditos de carbono. Conforme a companhia, a organização utiliza créditos gerados pela preservação de mata nativa e também em aterros sanitários, que capturam metano e o transformam em BioMetano – o que futuramente pode ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.