Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Nova BMW R 1300 GS recebe atualizações e chega ao Brasil em 2024

Ela será equipada com o motor boxer BMW mais potente já produzido em série

02/10/2023 14h45

Foto: Divulgação 

Confirmada para desembarcar no Brasil em 2024, a nova BMW Motorrad R 1300 GS foi apresentada com atualizações. Para isso, ela ganhou novas motorização e suspensão, além de um peso reduzido em 12 kg, ante o modelo anterior.

A nova R 1300 GS adota um visual totalmente novo, isso inclui o tanque de combustível em alumínio, com uma rampa mais plana do que nos modelos antecessores.

O modelo conta com o novo farol full LED, além do opcional “Headlight Pro”, que se adapta durante uma curva de acordo com a inclinação da moto.

A versão básica incorpora tem a cor “Lightwhite”, em conjunto com a aparência “limpa”. Já a TripleBlack é uma variação do modelo do boxer GS e apresenta superfícies exclusivas.

Para o modelo GS Trophy, por sua vez, há o acabamento básico “Racing Blue” metálico, com faixas e inscrições vermelhas e brancas combinadas com uma estrutura traseira revestida em branco metalizado.

Na versão 719 Tramuntana, ela combina rodas de raios cruzados em dourado com uma pintura em Verde Aurelius metalizado, além de peças em alumínio fresado.

Motorização

A peça central da motocicleta é o novo motor boxer de dois cilindros. Com 1.300 cc, o propulsor desenvolve uma potência de 145 cv a 7.750 rpm e torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Trata-se do motor boxer BMW mais potente já produzido em série.

Quatro modos de pilotagem de série

Agora, a R 1300 GS possui quatro modos de pilotagem em vez de três. São eles: “Rain”, “Road”, “Eco” e “Enduro” – este último permite uma experiência melhorada com uma configuração específica para utilização off-road.

Suspensão

A nova suspensão na roda dianteira “EVO Telelever” tem elemento flexível e a nova suspensão na roda traseira “EVO Paralever” foi revisada para mais precisão e estabilidade de pilotagem, segundo a BMW.

Novo sistema eletrônico de suspensão dinâmica 

O novo sistema DSA (Dynamic Suspension Adjustment) combina o ajuste dinâmico do amortecimento dianteiro e traseiro com um ajuste correspondente e taxa de retorno, dependendo do modo de pilotagem selecionado, da condição de pilotagem e das manobras, enquanto o ajuste automático de retorno assegura a compensação de carga, diz a marca.

Em conjunto com o DSA, como opcional de fábrica, dois itens adicionais de equipamento serão oferecidos para a suspensão da nova BMW R 1300 GS: o novo controle adaptativo de altura da moto e a suspensão esportiva.

Assistentes de pilotagem

A lista de assistentes de pilotagem da R 1300 GS agrega: Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW).

Fonte: Motor Show