Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Nova Nissan Frontier desembarca no Brasil

As vendas do modelo começam oficialmente na última semana deste mês

15/04/2022 07h55

Foto: Divulgação

As primeiras unidades da nova Nissan Frontier desembarcaram no Brasil. As picapes foram trazidas da Argentina e foram para o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Depois, elas serão distribuídas para as concessionárias da marca japonesa em todo o país. As vendas do modelo começam oficialmente na última semana deste mês.

A Nissan Frontier 2023 apresenta um design atualizado e vai disputar com as rivais Chevrolet S10Ford RangerMitsubishi L200Toyota Hilux e Volkswagen Amarok.

Fabricada pela Nissan em Córdoba, Argentina, a Frontier está com design, equipamentos de segurança e conforto atualizados, além de seis versões, sendo três inéditas. A gama oferece as opções S 4×4 MT (R$ 230.190), Attack 4×4 AT (R$ 263.690), XE 4×4 AT (R$ 278.990) e as novatas SE 4×4 AT (R$ 258.990), Platinum 4×4 AT e PRO-4X 4×4 AT. As duas últimas topo de linha cobram R$ 314.950 e miram em públicos distintos.

A robustez da Nissan Frontier 2023 é evidenciada pela grade do radiador de maiores proporções beneficiando o sistema de arrefecimento, enquanto os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de “C” criaram uma bonita assinatura luminosa.

A configuração PRO-4X se diferencia pelo estilo da mesma forma que a Chevrolet S10 Z71 (a partir de R$ 271.910) e a Ford Ranger Storm (iniciais R$ 255.090) ou FX4 (parte de R$ 291.990).

Outros detalhes visuais aparecem no emblema da Nissan em vermelho, nos detalhes em laranja dos alargadores dos para-lamas/para-choque dianteiro remodelado, assim como as rodas de liga leve, as maçanetas e as capas dos retrovisores pintados de preto brilhante.

A tampa da caçamba trouxe o nome Frontier estampado e o conforto na abertura/fechamento melhorou após a instalação de dois amortecedores para reduzir o peso da peça.

O compartimento cresceu 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa. A capacidade volumétrica é de 1.054 litros, enquanto a de carga de 1.030 kg. Para comparar, são 1.032 kg na S 4×4 MT, 1.029 na Attack 4×4 AT, 1.010 kg na Platinum 4×4 AT.

Atrás, o para-choque traseiro ganhou um degrau para facilitar o acesso na hora do carregamento e ainda estão disponíveis ganchos com argola móvel em formato de “D” (suportam até 400 kg) e tomada de 12V. As lanternas da picape média da Nissan também foram alteradas.

Bancos “Gravidade Zero”

A cabine agrada pelos comandos bem posicionados à mão, porém, os materiais empregados no acabamento/arremates poderiam ser melhores e a ergonomia prejudicada pela coluna de direção ajustável só em altura – o desenho do volante é inspirado na dupla Kicks/Versa. Mesmo assim, os bancos “Gravidade Zero” são um ponto forte por acomodarem muito bem o corpo e não cansarem depois de longos períodos ao volante.

O quadro de instrumentos possui tela TFT de 7” ao passo que o multimídia é de 8” dotado de conectividade Android Auto/Apple CarPlay. Uma exclusividade está no teto solar na Platinum 4×4 AT e na PRO-4X 4×4 AT e, entre os itens de série, há ar-condicionado de duas zonas, 27 porta-objetos, três entradas USB/duas de 12V e saídas de ar para os ocupantes traseiros.

O entre-eixos de 3,150 m da Nissan Frontier assegura espaço para as pernas de quem viaja atrás e é superior ao das oponentes Chevrolet S10 (3,096 m), Mitsubishi L200 (3,000 m), Toyota Hilux (3,085 m), Volkswagen Amarok (3,097 m). Entretanto, fica atrás ao da Ford Ranger (3,220 m).

Motor 2.3 turbodiesel 

Dependendo da configuração, o propulsor 2.3 16V pode ter um ou dois turbos, o que rende 163 cv de potência/43,3 kgfm e 190 cv/45,9 kgfm, respectivamente. Segundo o fabricante, a unidade a diesel está em conformidade com o Proconve L7 e traz o Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32.

Outra qualidade da Nissan Frontier 2023 está no ótimo controle da carroceria e ao sair do asfalto a Nissan Frontier 2023 não passa por perrengues. Afinal, aparecem ângulo de ataque de 31,6º, de saída (25,7º) e uma altura livre do solo de 25,7 cm. O seletor de tração oferta os modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low – na versão PRO-4X há o bloqueio do diferencial traseiro.

O contato com o solo é mérito dos pneus 255/65 R17 All-Terrain (255/60R18 All Season na configuração Platinum) e as frenagens são eficientes por conta dos freios a disco nas quatro rodas. Aliás, a Nissan Frontier 2023 vem equipada de série em todas as versões com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), controle automático de descida/tração/estabilidade e sistema de partida em rampas, para citar.

A lista de itens de segurança aumenta no topo de linha Platinum e PRO-4X. Nelas há o alerta inteligente e assistente de prevenção de mudanças de faixas, o alerta de tráfego cruzado traseiro, o alerta e o assistente de ponto cego, os faróis automáticos, o assistente de frenagem, a visão 360º e a detecção de objetos em movimento.

Fonte: Motor Show