Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Nove aeroportos brasileiros estão entre os mais pontuais do mundo

Dados constam do relatório da consultoria britância OAG; Grupo Latam Airlines também se destaca pelo segundo ano

08/01/2020 11h00

Nove aeroportos brasileiros e quatro companhias aéreas, também brasileiras, estão na lista dos mais pontuais do mundo, segundo o relatório anual da consultoria britância OAG, divulgado no início deste mês de janeiro. O Grupo LATAM Airlines ficou em primeiro lugar na categoria “Mega Airlines”, pelo segundo ano consecutivo. Já o aeroporto de Guarulhos (SP) teve o melhor desempenho entre os terminais nacionais: ficou em quarto lugar na categoria “Major Airports”, ou seja, está entre os maiores terminais mais pontuais do mundo, só perdendo para Detroit (EUA), Minneapolis/St Paul (EUA) e Istanbul Sabiha Gokcen (Turquia).

Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, o desempenho expressivo do Brasil, apresentado no relatório internacional, demonstra a integração e o comprometimento das grandes parcerias entre os órgãos públicos e o setor privado.

“Este resultado reflete uma política pública muito forte, que já vem sendo executada ao longo da última década. O país está consagradamente entre os melhores operadores, tanto de linhas aéreas quanto de aeroportos do mundo, inclusive atendendo aos padrões internacionais de pontualidade”, afirma o secretário.

 

Aeroportos

Entre os nove aeroportos avaliados, além de Guarulhos, destacaram-se os de Fortaleza (11º) e Curitiba (18º), na categoria “Small Airports”, pequenos terminais ­– com média de 2,5 a 5 milhões de partidas por ano. Já na categoria “Medium Airports”, que abrange terminais com média de 5 milhões a 10 milhões de partidas por ano, tiveram destaque os aeroportos de Recife (7º), Rio de Janeiro – Galeão (9º), Belo Horizonte – Confins (10º) e Rio de Janeiro – Santos Dumont (15º). Entre os aeroportos com grande volume de partidas (entre 10 milhões e 20 milhões), destacaram-se os terminais de Brasília (4º) e de Congonhas (12º).

 

Empresas Aéreas

Além do Grupo LATAM Airlines, na categoria “Mega Airlines”, a Azul Airlines (9º) e a Gol Linhas Aéreas (18º) também aparecem em destaque pelo relatório na categoria Low Cost. As três aéreas também são citadas no ranking por região ­– América Latina ­­–, assim como a Avianca, que ficou em oitavo lugar.

 

Relatório OAG

A consultoria britânica avaliou 57,7 milhões de voos e as 250 companhias aéreas que mais voaram em 2019. O critério da OAG para classificar o voo como "pontual" é decolar ou pousar com desvio de horário abaixo de 15 minutos, incluindo os voos cancelados que reduzem a pontualidade da empresa ou aeroporto.