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Transporte Terrestre

Novo Ford Mustang GTD traz V8 de 800 cv

Muscle car é carro de corrida para as ruas e traz até titânio utilizado em caças F-22

20/08/2023 10h41

Foto: Divulgação 

A Ford se prepara para retornar às principais pistas de corridas do mundo e o Mustang GT3 será o responsável por representar a marca em competições. Afabricante de Detroit revelou na última quinta-feira o Mustang GTD, com visual diretamente inspirado no GT3, a versão eleva o patamar do “pony car” para brigar com rivais alemães.

Normalmente, o americano em meio aos superesportivos europeus é o Chevrolet Corvette, mas o novo Mustang GTD aposta na mesma receita da Porsche: trazer elementos de competição para seu principal esportivo.

O coração do novo Mustang GTD é um V8 5.2 que conta com mais de 800 cv de potência, obtidos com auxílio de um supercharger. O câmbio é automático de oito marchas e dupla embreagem, os freios são de carbono-cerâmica, enquanto a suspensão dianteira é ativa e traz braços longos e curtos, além de um sistema multilink na traseira.

Entretanto, o que mais chama a atenção no Mustang GTD é o visual. Diretamente inspirado do Mustang GT3  que irá retornar às  24 horas de Le Mans e também participará do campeonato norte-americano de corridas de longa duração, o IMSA . Por falar no IMSA, a categoria em que o Mustang se encaixa é a “GTD”, justamente o nome utilizado para batizar o carro de rua.

Segundo a Ford, o GTD utiliza tecnologias que seriam proibidas em diversos campeonatos, como flaps hidráulicos para melhorar o fluxo de ar e também a aerofólio traseiro ativo. Apesar da peça ser “ativa”, a Ford não especificou se ela funcionará como freio aerodinâmico ou um sistema de redução de arrasto (DRS), como acontece na Formula 1 ou no Porsche 911  GT3 RS.

Além disso, para-lamas, capô, cobertura que substitui a tampa do porta-malas e teto são todos de fibra de carbono, visando reduzir o peso. Por falar no compartimento traseiro, ele é ocupado pelo sistema de controle hidráulico da suspensão semiativa e pelo sistema de refrigeração da transmissão.

O Mustang GTD é tão avançado, que sua produção não é totalmente controlada pela Ford. A montagem do modelo começa em Flat Rock, Michigan, junto aos demais Mustangs, mas é concluída à mão no Canadá pela equipe da Ford Performance e da Multimatic, conhecida por produzir carros de corrida para Fordmarca, e até mesmo para a Porsche.

O interior não foi revelado em imagens, mas, de acordo com a Ford, o acabamento é de camurça, couro e fibra de carbono. Além disso, os bancos são fornecidos pela Recaro, com “otimização para os trackdays”. Haverá ainda monitores digitais, borboletas para troca de marchas no volante e seletor de câmbio rotativo e até uma placa especial feita com titânio utilizado em peças dos caças F-22 da Lockheed Martin.

Segundo a Ford, o Mustang GTD terá diversas combinações de cores internas e pacotes opcionais e, mediante uma amostra de tinta, ele pode ser configurado na cor que o cliente quiser.

O modelo chegará às ruas entre o fim de 2024 e começo de 2025 com produção limitada e preço estimado em 300 mil dólares, cerca de 1 milhão e 490 mil reais, sem contar eventuais impostos de importação.

Fonte: iG Carros