Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Novo Mitsubishi Xforce virá ao Brasil para encarar Jeep Renegade

Novidade aposta em espaço interno, geladeira e conectividade para compensar motor fraco

12/08/2023 07h28

Foto: Divulgação 

Após muito suspense, a Mitsubishi revelou oficialmente seu mais novo lançamento, o SUV Xforce, baseado no conceito XFC. Os planos da Mitsubishi incluem vendas no sul e sudeste Asiático, América do Sul, Oriente Médio e África.

O Xforce mede 4,39 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. Números que o posicionam para brigar com Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta  e Nissan Kicks, por exemplo. 

Visualmente, a novidade é bastante similar ao conceito XFC, que já teve imagens vazadas antes do tempo. O visual dá sinais de um veículo desenhado com robustez em mente. Os faróis de LED possuem formato de “T” e dão uma sensação de modernidade ao SUV.

O interior traz tela de 12,3 polegadas sensível ao toque e painel de instrumentos de 8”, os dois integrados, o que dá a impressão de formarem uma peça única. O revestimento do painel é em tecido de cor clara, que, segundo a Mitsubishi, é anti-manchas, enquanto os bancos possuem revestimento de couro.

A cabine tem espaço para apenas cinco ocupantes e aposta em porta-objetos e para conquistar os clientes. Os bancos traseiros podem ter até oito ajustes de posição e podem se tornar quase planos, enquanto o assento central se torna um porta-copos dependendo da necessidade. 

A cabine ainda traz carregador sem fio, portas USB do tipo A e C, além de nichos para armazenar os smartphones de cada ocupante, individualmente. Há também espaço para 21 garrafas de 600ml por todo o veículo, bem como um “refrigerador” que utiliza o ar-condicionado para refrigerar bebidas, um recurso antigo, mas bacana. A Mitsubishi não afirmou onde o item está localizado, provavelmente, no porta-luvas. Encerrando o interior há ainda o sistema de som com oito alto-falantes, assinado pela Yamaha. 

É na motorização que o Xforce encontra grandes dificuldades para emplacar no Brasil. O modelo será oferecido na Indonésia com um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, capaz de produzir apenas 105 cv de potência e 14,37 kgfm de torque. São números próximos ao que o  Fiat Pulse 1.3 entrega. 

A tração é somente dianteira e o câmbio é automático do tipo CVT. Vale ressaltar que o modelo traz direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas, suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira e pneus 225/50 R18.

Apesar da tração dianteira, a Mitsubishi aposta nos modos de condução (normal, molhado, cascalho e lama), no seu Controle Ativo de estabilidade (Active Yaw Control), e nos 22,2 cm de distância do solo , para que o Xforce tenha capacidade suficiente para enfrentar um fora de estrada leve. 

Segundo a Mitsubishi, a produção inicial será concentrada nos mercados asiáticos, chegando mais tarde em outros continentes do hemisfério sul, incluindo a América Latina.

Fonte: iG Carros