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Transporte Aquaviário

Novo navio "Lima Express" de 13 mil TEUs cobrirá a rota Ásia-ECSA

O serviço será operado em conjunto pela Hapag-Lloyd, MSC e ONE

21/09/2023 10h33

Foto: Divulgação 

O estaleiro chinês New Times Shipyard (NTS), também conhecido como New Century Shipbuilding, entregou o navio “Lima Express” de 13 mil TEUs ao armador grego Chartworld Shipping, que transferiu o navio porta-contêineres compacto Neopanamax para a Hapag-Lloyd ao abrigo de um acordo de contrato longo. A companhia marítima alemã irá implantar o navio no serviço Ásia-ECSA 'AS2', que também é operado pela MSC e ONE.

O “Lima Express” é o primeiro navio de uma série de quatro com propulsão convencional encomendados pela Chartworld no início de 2021. A Chartworld encomendou inicialmente quatro dos navios numa base especulativa. Posteriormente, o armador assinou um acordo com a Hapag-Lloyd segundo o qual a companhia marítima fretaria dois dos navios e adquiriria os outros dois. Desta forma, os navios “Lima Express” e o próximo “Posorja Express” foram fretados a longo prazo à Hapag-Lloyd. 

Características do “Lima Express”

O “Lima Express” tem 139.550 dwt t, comprimento de 335,00 m e boca de 51,00 m (20 linhas). Possui motor MAN B&W 8G 95ME-C10-LPSCR com potência de 44.500 kW que confere à embarcação uma velocidade de até 22 nós e os geradores fornecem energia para até 2.100 contêineres refrigerados. 

Chartworld adquire navios maiores 

Historicamente conhecido como um clássico armador de navios frigoríficos e tramp, a Chartworld construiu uma frota significativa de navios porta-contêineres ao longo dos anos. O armador grego controla até agora 12 navios porta-contêineres com capacidades de 1.800 a 4.500 TEUs. Os dois novos navios NTS serão, de longe, os maiores navios da Chartworld. 

A Hapag-Lloyd adquirirá um total de dez navios NPX compactos com grande capacidade para contêineres refrigerados. Além do acordo 2+2 com a Chartworld, a companhia marítima fechou um acordo 3+3 semelhante com a Capital Shipping. Este último acordo prevê a entrega de seis navios de 13.312 TEU construídos pela Hyundai em 2022 e 2023.

Fonte: Mundo Marítimo