12/10/2024 07h33
Foto: Divulgação
A Maersk comemorou seu novo navio porta-contêineres de metanol bicombustível, “Alexandra Maersk.
O sexto navio da frota da Maersk, o "Alexandra Maersk" é capaz de operar com metanol e o quinto de uma série de 18 navios com metanol bicombustível com entrega prevista para 2024 e 2025. Esses navios têm capacidade para mais de 16.000 TEUs e fazem parte dos planos de descarbonização da Maersk.
A companhia marítima está avançando na implementação de combustíveis verdes como parte de seu programa ECO Delivery Ocean, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A utilização de metanol nos novos navios da frota permite uma redução entre 65% e 90% nas emissões de GEE comparativamente aos combustíveis fósseis convencionais.
Vincent Clerc, CEO da AP Moller - Maersk, ressalta que “o verdadeiro progresso na transformação ecológica requer um esforço coletivo. Para acelerar a transformação, precisamos que a Organização Marítima Internacional nos ajude a colmatar a disparidade de preços entre os combustíveis verdes e os combustíveis fósseis, para que a opção verde seja a melhor para todos.”
O nome "Alexandra Maersk" segue a tradição da Maersk de nomear seus navios com nomes de membros da família fundadora. Neste caso, leva o nome de Alexandra Mærsk-Møller, irmã mais velha de AP Møller, fundadora da empresa.
Fonte: Mundo Marítimo