Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Novo Peugeot 3008 é um SUV cupê elétrico com 700 km de alcance

Modelo baseado na nova plataforma da Stellantis tem formato SUV-cupê e uma grande bateria de 98 kWh

14/09/2023 10h07

Foto: Divulgação

O novo Peugeot 3008 2024 foi lançado oficialmente. Sucesso de vendas da marca em mercados como a Europa, o modelo de nova geração chega apostando no formato SUV cupê e com uma lista de novidades, a principal delas é ser apresentado pela primeira vez em uma versão totalmente elétrica.

Com a nova geração, o Peugeot 3008 torna-se Peugeot E-3008. O nascimento do modelo de emissão zero é consequência do fato de que o carro, primeiro, nasceu sobre a nova plataforma Stellantis, a STLA Medium, e foi projetado como "Electric First", mas que permanece multialimentado e que, portanto, permitirá a adição de modelos híbridos no futuro.

Bateria grande

A escolha foi feita para permitir que o E-3008 se destacasse em termos de autonomia, com algumas versões capazes de percorrer até 700 km quando totalmente carregadas.

Enquanto a Stellantis anteriormente só tinha baterias com 50 e 54 kWh respectivamente, o E-3008 recebe duas baterias maiores com 73 e 98 kWh líquidos, respectivamente. Além disso, há duas variantes de tração dianteira e uma tração integral.

É claro que preço, peso e comportamento de condução devem ser levados em conta, mas a Stellantis promete qualidades dinâmicas de primeira, graças precisamente ao fato da STLA Medium ser uma plataforma que, desde a carcaça da bateria até à realização do compartimento da suspensão, foi concebida para versões com emissões zero.

Estilo SUV cupê

Com um comprimento de 4,54 metros e o formato de cupê, o Peugeot E-3008 é um concorrente do VW ID.5 um pouco mais longo e do Nissan Ariya. E voltando aos dados sobre autonomia, as diversas outras medidas adotadas para maximizar a eficiência também contribuem para o resultado.

Eles vão desde rodas de liga leve com design "carenado" até a adoção de motores elétricos síncronos de nova geração com ímãs permanentes, passando naturalmente pelo formato inédito da carroceria. O novo Peugeot E-3008, aliás, vem com uma traseira fastback, aerodinâmica e cônica, que dá impulso ao perfil, mas também melhora o coeficiente de penetração aerodinâmica.

Detalhes sobre preços e disponibilidade serão revelados mais adiante. Por enquanto não há uma data de estreia no Brasil, mas dada a estratégia da Stellantis com a marca Peugeot e os modelos elétricos é bastante razoável apostar em um lançamento por aqui mais adiante.

Fonte: Inside Evs