Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Novo Porsche Cayenne Turbo GT é SUV com desempenho recorde

Modelo tem 680 cv de potência, faz 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e estabelece novo patamar de esportividade

13/06/2022 11h30

Foto: Divulgação 

Na semana que se completam exatos 20 anos do surgimento do Porsche Cayenne, a marca traz ao Brasil o novo Cayenne Turbo GT. E, no lançamento oficial do carro, na última sexta-feira (10), no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, ficou claro que a marca alemã não mede esforços para superar as expectativas quando o assunto é esportividade, mesmo em um SUV de luxo. 

Com motor V8 biturbo de 4,0 litros e 640 cavalos de potência, ele tem um torque máximo de 850 Nm e a aceleração de 0-100 km/h de impressionantes 3,3 segundos. O motor biturbo é atualmente a unidade de oito cilindros mais potente da Porsche. Esse V8 difere-se de outros modelos, como o Turbo Coupé, em elementos fundamentais, como virabrequim, bielas, pistões, transmissão por corrente de distribuição, além de alterações nos turbocompressores, na injeção direta de combustível e no intercooler.  

O câmbio Tiptronic S de oito marchas e o sistema Porsche Traction Management (PTM) também foram modificados. O sistema de escape esportivo de série, com tubos centrais, é exclusivo do Cayenne Turbo GT.  

Com linhas ainda mais agressivas e disponível exclusivamente como Coupé de quatro lugares, o Cayenne Turbo GT vem com todos os sistemas de chassi disponíveis de série e pneus de alta performance desenvolvidos especialmente para este modelo.  

O SUV mais rápido do mundo 

Com o tempo de 7min38s9, o Porsche Cayenne Turbo GT estabeleceu um novo recorde oficial para SUVs. É literalmente o SUV mais rápido que pode encontrar à venda no mundo – e, no caso do Brasil, o preço público sugerido é a partir de R$ 1.325.000. 

Comparado com o Cayenne Turbo Coupé, o Turbo GT traz várias modificações para garantir seu conceito geral com excelente capacidade para pistas. A transmissão e o chassi também têm uma configuração única. O carro também é 17 milímetros mais baixo. Com base nisso, tanto os componentes passivos do chassi quanto os sistemas de controle ativo foram reprojetados e otimizados para desempenho e uso diário.

Já o Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) agora opera com software de controle orientado à performance. O resultado é uma estabilidade e aderência ainda melhores, e um comportamento mais preciso em curvas de qualquer velocidade.  

Design: esportividade e luxo

O Cayenne Turbo GT também traz características marcantes de seu design, com uma parte dianteira específica para GT com spoiler e entradas de ar de resfriamento lateral ampliadas, que criam uma perspectiva frontal única.  

Um teto de carbono contornado e extensões pretas do arco da roda, junto com rodas GT Design de 22 polegadas em Neodímio, dominam sua lateral.  

As placas laterais de carbono instaladas longitudinalmente no spoiler de teto são específicas do GT, assim como o aerofólio traseiro adaptável: isso aumenta o downforce na velocidade máxima do carro. A vista traseira é arredondada com um painel difusor marcante feito de carbono.

No interior do Cayenne Turbo GT, também se destacam os detalhes de luxo, requinte e esportividade, com equipamentos de série de alta qualidade e elementos em Alcantara. O carro também conta com bancos dianteiros esportivos de oito posições e um sistema de bancos traseiros esportivos individuais.  

Como é esperado nos carros esportivos da Porsche, o volante esportivo multifuncional apresenta uma marcação em amarelo das 12 horas, o que traz ainda mais a sensação de estar dentro de um carro de corrida, mas com todo luxo e requinte que um SUV da marca alemã consegue proporcionar.

Com o Turbo GT, a próxima geração do sistema Porsche Communication Management (PCM) é lançada com desempenho aprimorado, uma nova interface de usuário e nova lógica de operação no Cayenne, totalmente compatível com o Apple CarPlay e Android Auto. 

Fonte: iCarros