21/05/2021 15h20
Foto: Marcio Bruno - Ford
Confirmado para o mercado brasileiro desde o ano passado, o Bronco Sport chegou esta semana às concessionárias da Ford para marcar uma nova era da marca no país, apenas com produtos importados. Com tecnologias avançadas de tração, boas soluções internas e auxílios para a direção, o SUV tem qualidade e chega em versão única, a Wildtrack, por R$ 256.900.
Apesar de ser inédito no Brasil, o nome Bronco é trabalhado há muitos anos em outros mercados, como nos Estados Unidos. A Ford atrela a ele a primeira aplicação da sigla SUV, do inglês sport utility vehicle, que em português é adaptado para utilitário esportivo. A primeira geração surgiu em 1966, foram cinco gerações até 1996 e agora foi lançada a sexta.
Como no Mustang, a marca da Ford não está em evidência. A ideia da empresa é promover a grife Bronco - que tem outros dois produtos, ainda inéditos no país. Para isso, foi escolhida uma só versão para o mercado nacional, a Wildtrack. Produzida no México, essa configuração é recheada de equipamentos, como sistema de som premium da Bang & Olufsen e diversos sistemas de auxílio à condução, desde alerta de ponto cego até piloto automático adaptativo.
Há ainda alerta de colisão frontal e um controle automático para condução no off-road, onde o motorista precisa cuidar apenas da direção, deixando freio e acelerador por conta do veículo. Para movimentar o veículo em qualquer terreno, a empresa adotou nessa versão um motor 2 litros turbo a gasolina, que entrega 240 cv de potência e 38 kgfm de torque. Esse propulsor trabalha em conjunto com uma transmissão automática de oito velocidades.
A tração é integral sob demanda, mas o motorista pode selecionar modos pré-ajustados para diferentes situações. Além do Normal, para ser utilizado no dia a dia, e do Eco, para uma condução com foco na redução do consumo, existem outras cinco possibilidades: Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra. A troca de modo altera a resposta de motor, acelerador e câmbio; ativa a tração nas quatro rodas e muda a atuação dos freios e do controle de tração.
Concorrência
Por preço, o novo Ford concorre com produtos de marcas premium, como Audi Q3 (R$ 228.990), BMW X1 (R$ 256.950), Mercedes-Benz GLA (R$ 325.900) e Volvo XC40 (R$ 259.950), entre parênteses os preços iniciais. Mas pela proposta do veículo, que tem grande capacidade off-road, a briga é mais acirrada com o Land Rover Discovery Sport, que na versão com mais similaridade com a Wildtrack, a SE Flex, custa R$ 322.950.
Como o Cherokee não é mais comercializado no Brasil, o modelo da Jeep que mais se aproxima é o Compass. A versão mais próxima da Wildtrack é a Trailhawk, que custa R$ 216.990. Coincidentemente, esse é o preço da versão topo de linha Bronco Sport no México em uma conversão direta. Lembrando que Compass e Disvovery Sport contam com opção de motorização diesel.
Nessa nova fase, a próxima investida da Ford será na van Transit, que será importada do Uruguai. Há a possibilidade da comercialização do crossover Escape com tecnologia híbrida plug-in e de uma picape monobloco baseada no Bronco, a Maverick. Esse novo utilitário será produzido no México e irá concorrer aqui com Fiat Toro, Renault Duster Oroch e as futuras Chevrolet Montana e Volkswagen Tarok.
Fonte: CORREIO