Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Novo SUV Haval H9 estreia no Brasil

Modelo de 7 lugares da GWM tem motor 2.4 turbo diesel de 184 cv, tração 4x4, e será produzido em breve no Brasil

13/09/2025 08h05

Foto: GWM - Divulgação

A boa fama dos modelos híbridos Haval 6 da GWM no Brasil poderia fazer acreditar que viria agora um modelo mais sofisticado, com eletrificação leve ou 100% pura. Mas surpreendendo mais uma vez, a montadora chinesa resolveu dobrar a aposta em modelos à combustão. Lança o Haval H9 a diesel no Brasil, com preço promocional de R$ 309 mil. O modelo chega em versão única Exclusive TD480, disponível no site da marca e em concessionárias. A partir de 20 de setembro, o valor sobe para R$ 319 mil.

Principais concorrentes no Brasil incluem Toyota SW4, Jeep Commander e Mitsubishi Pajero Sport, todos com tração 4x4 e motor a diesel. A produção ocorrerá na fábrica de Iracemápolis (SP), inaugurada em agosto de 2025, com capacidade inicial de 50 mil veículos por ano e planos de expansão para 100 mil.

Foto: GWM - Divulgação

A GWM posiciona o Haval H9 como SUV de sete lugares projetado para terrenos variados, desenvolvido com testes de 6 milhões de quilômetros em 76 tipos de terrenos ao redor do mundo, incluindo cenários de frio, calor, altitude e corrosão. Apesar da “cara de requinte” de quem só pisa no asfalto para não se sujar, Haval H9 não tem dó de enfrentar a lama sem pestanejar.

Motor e câmbio do novo Haval H9

O Haval H9 usa motor 2.4 turbo diesel de quatro cilindros e 16 válvulas, que entrega 184 cv de potência e 480 Nm de torque, associado a transmissão automática de nove marchas desenvolvida pela GWM. O tanque tem capacidade para 78 litros. O desempenho inclui aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos, velocidade máxima de 170 km/h e capacidade de reboque de 750 kg sem freio ou 2.500 kg com freio.

Foto: GWM - Divulgação

Em potência, o Haval H9 com 184 cv fica abaixo dos 204 cv da SW4, mas acima dos 170 cv do Commander; o torque de 480 Nm é próximo aos 500 Nm da SW4 e superior aos 380 Nm do Commander e 430 Nm do Pajero Sport. A transmissão de nove marchas no H9 iguala a do Commander e supera as de oito na SW4 e Pajero Sport.

O consumo é de 9,1 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada, conforme Inmetro, resultando em autonomia de cerca de 710 km urbano e 811 km rodoviário. O modelo tem altura livre do solo de 224 mm vazio ou 205 mm com carga, capacidade de rampa de 57% (29,7 graus) e peso de 2.525 kg.

Novo Haval H9 é maior do que os principais rivais

No comparativo com seus rivais diretos, o Haval H9 tem entre-eixos de 2.850 mm, maior que os 2.745 mm do que o SW4, 2.794 mm do Commander e 2.800 mm do Pajero Sport. O H9 oferece capacidade de imersão de 800 mm, superior aos 700 mm da SW4 e Pajero Sport, e 508 mm do Commander.

Foto: GWM - Divulgação

O modelo inclui bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro, enquanto a SW4 e Commander não têm dianteiro, e o Pajero Sport tem apenas traseiro. O ângulo de ataque é de 31 graus no H9, contra 29 na SW4, 25,4 no Commander e 30 no Pajero Sport; o de saída é 25 graus, igual à SW4 e superior aos 20 do Commander e 24,2 do Pajero Sport.

Interior do Haval H9 traz espaço e itens de sobra

O acabamento interno usa couro nos bancos, painel soft touch e vidros acústicos com dupla camada no para-brisa (4,76 mm) e janelas dianteiras (3,96 mm).

Se estiver cansado, nem se preocupe, porque entre os principais itens de conforto interno englobam bancos dianteiros com massagem em oito modos e três intensidades, aquecimento em nove níveis, ventilação e volante aquecido. Há também ar-condicionado de três zonas, tomadas USB em todas as fileiras e saídas de ar no teto para a terceira fila.

Foto: GWM - Divulgação

Em segurança, inclui seis airbags de série, com cortinas para todas as fileiras, chassi de aço de alta resistência, ADAS 2+ com cruzeiro adaptativo Stop & Go, alerta de ponto cego, assistente de faixa e frenagem autônoma.

O sistema de entretenimento tem painel digital de 10,25 polegadas, multimídia de 14,6 polegadas Full HD com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, comandos de voz em português, carregador sem fio de 50W e som de 640 RMS com 10 alto-falantes. O porta-malas oferece 88 litros com sete assentos, 791 litros com terceira fileira rebatida e 1.580 litros com segunda e terceira rebatidas, além de tomadas 220V (400W) e 12V (120W).

Foto: GWM - Divulgação

Visual do Haval H9 traz linhas retas e faróis em LED

Apesar de design lembrar muito os veículos da Jeep, é marcado pelos faróis matriciais Full LED com assinatura luminosa exclusiva e comutação automática pela grade frontal tridimensional de barras horizontais e pelas lanternas Full LED 3D. As laterais exibem paralamas tridimensionais, rodas de 19 polegadas, rack de teto com capacidade de até 75 kg e estribo retrátil automático, testado para mais de 150 mil ciclos de sobe e desce sem quebrar.

Fonte: Guia do Carro