Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

O Hospital Geral Roberto Santos de Salvador recebe Hemóvel

De hoje (2) até sexta-feira (5), será realizado coleta de material e cadastro de medula óssea sempre das 8h às 17h

02/06/2020 09h42

Foto: Divulgação

Para incentivar as doações voluntárias de sangue, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberá, a partir desta terça-feira (2), o Hemóvel em suas instalações. O ônibus, que vai ficar estacionado em frente ao Auditório Central da instituição até sexta-feira (5), fará coleta de material e cadastro de medula óssea sempre das 8h às 17h.

As doações ocorrerão via agendamento, que pode ser feito pelo telefone (71) 3117-7788 ou, presencialmente, na Agência Transfusional do hospital (AT-HGRS), localizada no térreo do edifício principal. Devido à pandemia da Covid-19, o Hemóvel atenderá somente um doador, por vez.

Com a ação, a AT-HGRS pretende melhorar o nível do estoque de bolsas de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Uma vez estável a situação, é possível otimizar o cronograma de cirurgias, avançar o tratamento de quem precisa de hemodiálise e, principalmente, garantir que não faltem bolsas de sangue para as unidades de urgência e emergência.

Ao dia, são necessárias 50 bolsas de sangue para atender às diversas demandas que chegam à AT-HGRS. Atualmente, o Hospital Roberto Santos – que é o maior do Norte-Nordeste – realiza procedimentos com menos de 1/5 deste número, tornando recorrentes as remarcações de cirurgias.

Amigos do Roberto Santos

Além do Hemóvel, outra ferramenta disponível para ajudar o HGRS é a doação para o cadastro de número 0106, que leva o nome 'Amigos do Roberto Santos'. Caso a doação seja para reposição de sangue de um paciente específico, basta avisar aos profissionais da Fundação Hemoba sobre o interesse em fazer a doação voluntária para o hospital. Com um simples gesto, o cidadão tem a possibilidade de salvar muitas vidas.

Requisitos básicos 

O candidato a doador de sangue precisa se apresentar, sozinho, ao ponto de coleta, com máscara, portando documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos de idade. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

A Fundação Hemoba também está funcionando com hora marcada para doação de sangue. Os agendamentos podem ser feitos pelo site da fundação, e-mail [email protected] ou pelo telefone (71) 3116-5643.