Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Artigo

O novo perfil do Executivo e Líder em Logística

Sérgio Maia

07/12/2020 00h00

Foto: Divulgação

O aumento da complexidade na gestão logística e a identificação de oportunidades de melhoria de eficiência motivaram o surgimento do conceito de logística integrada, associada a uma visão de processo. O reflexo dessa mudança nas empresas pode ser observado no organograma, já que a logística ganhou status de independência e passou a ser uma competência central. Os profissionais de logística tiveram, então, a possibilidade de também ocupar cargos de alta gerência e diretoria, e os organogramas das empresas passaram a dar destaque à área, por isto é importante os executivos de cercarem dos melhores profissionais nas suas equipes, cada um no perfil correto, visando a geração de resultados mais rapidamente e com eficiência.

Pesquisas desenvolvidas na Universidade de Ohio (EUA), em intervalos regulares nas últimas duas décadas, avaliaram os padrões da carreira profissional entre executivos norte-americanos de logística. Os resultados gerais obtidos no decorrer do período de estudo identificam e confirmam várias tendências, como por exemplo:

1- Reposicionamento ascendente do principal executivo de logística, com um maior número de diretores e vice-presidentes;

2- Responsabilidade ampliada para incluir mais funções;

3- Mudança de foco no sentido de se voltar mais para fora, com uma interação bem maior com marketing, produção, finanças e processamento de dados;

4- Mudança de ênfase das questões voltadas às atividades para as questões mais amplas, ligadas à tecnologia e economia;

5- Crescente reconhecimento do enfoque mais “científico” da logística.

Os profissionais que hoje trabalham com logística têm formação bastante diversificada. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ohio e preparada com o auxílio do CSCMP (Council of Supply Chain Management Professionals) revela que a formação acadêmica do profissional de logística nos Estados Unidos apresenta algumas similaridades e algumas diferenças quando comparadas com a pesquisa realizada no Brasil.

A principal semelhança é com relação à graduação dos profissionais em logística. Nas duas pesquisas, constata-se que os cursos de Administração e Engenharia são predominantes entre os profissionais. Entretanto, enquanto no Brasil o curso de Engenharia predomina sobre o de Administração, nos EUA esta relação é inversa. O curso de Administração é o mais comum entre os profissionais de logística norte-americanos.

No Brasil, apenas 14% dos profissionais em logística possuem mestrado, contra 51% nos EUA. Entretanto, 73% dos profissionais nacionais possuem alguma especialização, seja pós-graduação, MBA ou mestrado.

Enquanto que no Brasil 55% dos profissionais têm até 37 anos nos EUA este percentual cai para apenas 10%. Um dos fatos que pode explicar isto é que nos EUA os conceitos de logística e supply chain estão consolidados há mais tempo, tornando, portanto, a área de atuação mais conhecida de todos os profissionais

A primeira dica é conecte-se e atualize-se sempre para que sua vida profissional possa ser impactante. Busque excelência em tudo que fizer e tenha mentalidade de vencedor.

Aprenda a ser exigente com os seus resultados, para que sua liderança cresça a cada dia. Tenha mais desejos de ganhar do que apenas participar, não esqueça de medir tudo que é realizado, pois sem ferramentas de controle não há gestão eficiente.

Outro elemento muito importante para alcançar um novo nível de Liderança é pensar nos outros, estabelecendo objetivos claros e mensuráveis em suas carreiras para que você possa galgar postos mais altos em sua jornada e quando chegar lá, não esqueça de ajudar outras pessoas.

Sempre que tiver duas opções, escolha a que seja melhor para muitos, não apenas para você. Não esqueça de compartilhar seus dons, pois é ensinando e compartilhando conhecimento que se recebe o mesmo de volta.

Na sua carreira, um executivo de logística deve sempre:

  • saber se comunicar de formar clara e objetiva;
  • ser flexível;
  • fazer a gestão do tempo;
  • tomar decisões assertivas;
  • ter um comportamento profissional e imparcial;
  • fazer a gestão e redução de custos;
  • ter escuta ativa;
  • buscar sempre a inovação;
  • ser mais produtivo do que “ocupado”;
  • buscar a excelência emocional;
  • buscar a geração de resultados e valor para as empresas que trabalhar;
  • montar equipes inteligentes, coesas e atualizadas;
  • dar feedback constante para a equipe e ouvir os integrantes;
  • sair da zona de conforto, antes que seus inimigos te expulsem e mudem seus destinos;
  • buscar o autoconhecimento, pois se o líder não conhece seus pontos fortes, oportunidades, objetivos e aonde quer chegar, será difícil coordenar uma equipe e ter sucesso;
  • gostar de resolver problemas, pois é a partir dos problemas que surgem as novas ideias, soluções e novos projetos, e é para isto que serve o gestor: resolver problemas;
  • e não menos importante, saber cuidar da sua saúde física e mental.

A situação atual é parte do seu caminho, não o seu destino, logo nunca esqueça de esvaziar a sua mente para receber o novo e continuar a sua jornada, pois sem espaço na mente é impossível você fazer uma atualização, é o mesmo que um disco rígido, portanto não descuide de uma varredura periódica na sua mente.

As principais atividades que um Executivo de Logística coordena são: equipes, transportes, armazenagem, serviços aos clientes, gestão de materiais e estoques, planejamento de demanda, logística internacional e logística industrial.

Atualizar a sua forma de liderança é uma questão de sobrevivência. Há vários tipos de líderes, o líder situacional é uma característica que gosto muito, pois o líder precisa compreender o contexto de cada situação para que possa tomar as decisões mais assertivas, sem perder o lado humano com os seus pares e liderados.

Outra forma de liderança importante é pautada pelo exemplo, pois o exemplo é quem “arrasta” a equipe.

O perfil do profissional brasileiro, independentemente da sua área de atuação, vem sofrendo alterações nos últimos anos. A maior competitividade exigida pelo mercado de trabalho, aliada à globalização, à evolução da tecnologia e à grande disponibilidade de informações, faz com que o executivo moderno tenha que desenvolver novas competências. Se no passado o diploma de graduação era praticamente sinônimo de emprego certo, hoje o executivo que deseja manter-se na vanguarda de sua especialidade deve fazer investimentos contínuos em capacitação.

No caso específico do profissional de logística, além das mudanças no ambiente de trabalho, nos últimos anos o conceito de logística sofreu alterações, passando a ter um escopo mais abrangente. Isso é positivo para o executivo, já que novas oportunidades de trabalho passaram a existir. O reflexo desta evolução pode ser percebido através dos organogramas das empresas, visto que atualmente é comum a logística ter uma função de destaque, semelhante às áreas comercial, de marketing ou finança

Nunca se esqueçam: reputação é o que falam de você, integridade é o que você faz quando ninguém está olhando;

Não fuja das dores, elas são um caminho de aprendizagem; também, não confunda erro com negligência, não tenha medo de errar, mas ser negligente é muito ruim para um líder. Tome decisões com calma, pense bem antes de falar, trabalhe apaixonadamente hoje, em um local que você se sinta feliz, para que seu fim seja melhor que o começo.

Por fim deixo uma frase reflexiva do Andy Grove, ex-CEO da Intel Corporation: “Devemos sintetizar pensamentos complexos em frases curtas que atravessem grandes distâncias e tenham o mesmo significado para pessoas com diferentes experiêncis”. Outro quesito: A determinação define o destino!

Sérgio Maia - Gestor de Logística  - [email protected]