Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

OAB Santos alerta sobre nitrato de amônio no porto santista

A Instituição destaca que a quantidade que chega, a cada navio, é dez vezes maior que a de Beirute

10/08/2020 08h05

Foto: Carlos Nogueira

O presidente da OAB Santos, Rodrigo Julião, encaminhou, na última sexta-feira (7), ofício a Presidência da República, ao Ministério Público Federal, ao Ministério da Defesa e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – Ibama, sobre o transporte e armazenamento do nitrato de amônio no Porto de Santos.

Produto químico utilizado como fertilizante, herbicida e inseticida, a substância é também a base para a produção de explosivos. “O grau de perigo é tal que o Exército acompanha o transporte e o armazenamento. Infelizmente, os desembarques de navios que transportam esse produto, não vêm sendo fiscalizados pelos órgãos públicos competentes e, muito menos, assistidos pelo Corpo de Bombeiros”, alerta Julião.

Mais que Hiroshima

A quantidade de nitrato de amônio que chega ao Porto de Santos fica em torno de 27.000 a 30.000 toneladas por navio. A quantidade que assolou Beirute  foi estimada em 3.000 toneladas.

A carga libanesa do nitrato de amônio foi comparada a 20% do poder de destruição da bomba de Hiroshima. “Se recebemos 30.000 toneladas a cada navio, significa que desafiamos a sorte permanecendo sobre duas bombas atômicas", afirma Rodrigo.

O presidente da OAB Santos solicitou resposta das autoridades em caráter de urgência. “Beirute nos alertou sobre uma realidade muito próxima a cada um de nós. A Baixada Santista precisa de respostas e vamos cobrá-las a quem de direito”.

Fonte: Diário do Litoral