Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Obras da Fico começam nesta sexta-feira (17) em Mara Rosa (GO)

A construção do trecho com 383 km ficará sob responsabilidade da Vale que investirá R$ 2,73 bilhões

17/09/2021 08h56

Foto: Divulgação

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental para o início das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) será realizada nesta sexta-feira (17), às 15h, em Mara Rosa, em Goiás. O evento terá a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e da Vale (responsável pelas obras).

O trecho da Fico que entrará em construção vai de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 383 km. A obra é a primeira a ser realizada com base no mecanismo de outorga cruzada. A Vale investirá na ferrovia R$ 2,73 bilhões em troca da renovação antecipada do contrato de concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas - EFVM, assinada em dezembro de 2020.

Estima-se que a obra vai gerar cerca de 116.605 empregos diretos e indiretos. A previsão de conclusão é 2026.

Etapas do projeto

O projeto é dividido em três trechos: O primeiro será de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT) e ficará sob responsabilidade da Vale, fruto da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec. O segundo está em fase de elaboração do projeto básico que corresponde os municípios de Lucas do Rio Verde /MT –Vilhena/RO com 650km de extensão. O terceiro está em fase de elaboração de estudos de viabilidade trecho correspondente a Vilhena/RO –Porto Velho/RO com extensão 770km.