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Logística

Obras da ponte Salvador-Itaparica começarão em junho de 2026

Data respeita prazo previsto em contrato assinado com o Governo da Bahia no final do primeiro semestre deste ano

30/08/2025 08h53

Foto: Divulgação

O consórcio responsável pela construção da Ponte Salvador-Itaparica confirmou, nesta sexta-feira (29), que a obra será iniciada em junho de 2026. A obra custará R$ 11 bilhões.

A data respeita o prazo previsto no contrato que foi assinado com o Governo da Bahia no dia 4 de junho deste ano, que determinava o começo da construção para pelo menos um ano depois.

Antes disso, em dezembro de 2025, será iniciado o projeto executivo, para que, em maio do ano que vem, seja feita a plataforma provisória, que antecederá a ponte.

Relembre contrato

O acordo foi anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, na mesma data da assinatura do contrato, em reunião com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que estava acompanhado de Zhu Qingqiao, embaixador da República Popular da China no Brasil.

O contrato foi firmado após a intermediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/BA), que homologou a proposta de conciliação para a execução da obra.

A sondagem da área foi concluída em abril deste ano. Para o processo, foram contratadas mais de 20 empresas baianas e investidos R$ 200 milhões.

O contrato estabelecido pelo TCE-BA levou meses para ser aceito por todas as partes do acordo. O Senado Federal previu um empréstimo de até US$ 150 milhões, que pode chegar a R$ 800 milhões, para o fundo garantidor da obra.

Sobre a ponte

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar — a maior da América Latina, conforme análises apresentadas pela Concessionária —, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.

A execução do projeto será realizada por meio de uma parceria público-privada (PPP). O Sistema Viário Salvador-Ilha de Itaparica contempla os seguintes trechos:

  • Trecho 1 - Acessos viários em Salvador;
  • Trecho 2 - Ponte Salvador- Ilha de Itaparica;
  • Trecho 3 - Chegada da ponte à llha de Itaparica;
  • Trecho 4 - Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
  • Trecho 5 - Recuperação e ampliação de trecho da BA-001 existente, desde a nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.

O governo do estado projeta a geração de cerca de sete mil empregos com a obra, o que deve impulsionar a economia local.

A estimativa é de que, após a entrega da ponte, 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios sejam impactados positivamente.

Fonte: g1