Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Oito países europeus suspendem uso de doses da vacina de Oxford

Medida é preventiva enquanto efeitos colaterais são checados, segundo autoridades de saúde

12/03/2021 07h00

Foto: Divulgação

A Itália, Dinamarca, Noruega, Áustria, Estônia, Lituânia, Letônia e Luxemburgo, suspenderam temporariamente a aplicação de doses da vacina fabricadas pela AstraZeneca. O objetivo da medida é ganhar tempo para investigar efeitos colaterais.

Na Dinamarca, a suspensão por duas semanas vale para imunizantes da AstraZeneca em geral, determinada após um paciente vacinado ter morrido por coagulação no sangue. Já os outros países suspenderam apenas um lote específico, após a morte de uma mulher por trombose na Áustria e de dois homens na Sicília.

De acordo com a autoridade de saúde dinamarquesa, não há elementos suficientes que comprove ligação entre a vacina e os coágulos. Já a agência europeia afirmou que foram registrados 22 casos de trombose em mais de 3 milhões de europeus vacinados nos 30 países do bloco e que o número de “eventos tromboembólicos em pessoas vacinadas não é superior ao observado na população em geral.”

Fonte: Folha de S. Paulo